A prótese de silicone, além de deixar os seios mais volumosos, também têm o poder de fazer com que as curvas do nosso corpo fiquem mais harmônicas e desenhadas. E, para isso, é preciso respeitar a sua silhueta.
Quando entramos nesse assunto, não é apenas o tipo de prótese de silicone que conta no resultado final.
A forma como o implante é colocado – com a prótese de silicone por cima ou por baixo do músculo- também faz a diferença para que seja preenchido o tecido do colo e tenha mais sustentação no corpo.
Além disso, a técnica utilizada na cirurgia de silicone influencia na recuperação do pós-operatório e no toque dos seios. Parece um assunto muito complexo? Que nada! Nós vamos te ajudar a entendê-lo bem!
Continue a leitura para saber mais sobre esse detalhe tão importante da cirurgia para colocar silicone nos seios!
Silicone por cima ou por baixo do músculo?
A cirurgia de prótese de silicone pode ser realizada com duas técnicas diferentes. Na primeira delas, o silicone é colocado por baixo do músculo peitoral. Na outra, a prótese é inserida acima do músculo. Vamos abordar cada uma delas a seguir:
Prótese de silicone por cima do músculo
A prótese de silicone por cima do músculo, ou subglandular, acontece quando a prótese é colocada logo abaixo das glândulas mamárias.
Essa é a técnica mais utilizada pelas clínicas de cirurgia plástica e, inclusive, a mais solicitada pelas pacientes.
Isso porque, ela funciona para todos os tipos de corpo e o resultado dá aquele aspecto de seios bem turbinados e com o colo marcado.
Além disso, a técnica subglandular costuma causar menos incômodo durante o pós-operatório da cirurgia de silicone porque o inchaço na região é menor.
A cirurgia com essa técnica, de uma forma geral, é mais tranquila, uma vez que há fácil acesso ao local onde a prótese de silicone vai ficar.
O resultado é um procedimento mais rápido e com poucos riscos de complicação no pós-operatório de mamoplastia, como a formação de hematomas.
Prótese de silicone por baixo do músculo
Também conhecida como submuscular, a técnica para colocar prótese de silicone por baixo do músculo costuma ser pouco utilizada.
Nela, a prótese de silicone é colocada entre os músculos da mama e a parede do tórax. Ela é indicada para quem quase não tem volume nos seios, uma vez que não há tecido suficiente para que o outro método seja usado.
Quando essa técnica é usada, a cirurgia dura mais tempo e o pós-operatório do silicone é mais dolorido.
Além disso, a prótese de silicone colocada dessa maneira tende a ficar muito mais imperceptível no colo, ou seja, sem aquele aspecto volumoso que tanto adoramos!
Outro ponto importante quando falamos das técnicas para colocar prótese de silicone está relacionado aos tipos de incisão na cirurgia, que variam de acordo com o método escolhido. Vamos entender um pouco melhor sobre as incisões? Siga a leitura.
Incisões
Quando falamos especificamente das técnicas dessa cirurgia plástica, é importante saber como a incisão da prótese de silicone é feita. Mas aí, você deve estar se perguntando: “Por que, de fato, eu preciso saber disso?”
Veja, este é um detalhe que não interfere apenas na localização e na aparência da cicatriz, como também, no resultado final e na sua recuperação após a cirurgia. Por isso, o ideal é que você e o seu cirurgião conversem bastante sobre isso para que seja tomada a melhor decisão para o seu caso.
Isso porque, as incisões podem variar de corpo para corpo. São muitos os fatores que podem interferir nessa questão.
Incisão inframamária
Quando o silicone é colocado pela incisão inframamária, o médico faz um corte pequeno (geralmente entre entre 3 e 4 cm) nessa dobra semicircular que fica abaixo da mama.
Esse é o tipo de incisão mais feito atualmente nas mamoplastias. Afinal, ele tem muitas vantagens: é um local que não sangra tanto, a cicatriz fica discreta e coberta pela mama, além disso, não atrapalha a amamentação.
Portanto, se você não tem nenhum impedimento para colocar silicone por meio da incisão inframamária, essa costuma ser a melhor opção.
Além disso, para o médico essa opção de incisão facilita o procedimento, pois ela tanto permite uma boa visualização da área que será cortada quanto garante o acesso direto a essa região.
Incisão mamoplastia periareolar
Também existe a opção de colocar silicone por meio da incisão periareolar. Assim, o médico faz um corte semicircular em volta da aréola, coloca o silicone e sutura novamente.
A cicatriz fica bem discreta, porque a incisão mamoplastia é feita rente a aréola, em uma região que já tem um contraste natural de cores. Mas, como a abertura é limitada, não é possível colocar uma prótese muito grande.
No entanto, se a mulher é nova e ainda pretende ter filhos, essa não costuma ser a opção mais indicada. Nesse processo, alguns ductos mamários serão cortados. Então, só nesse caso, é possível que ela não consiga amamentar.
Para muitos médicos, uma das vantagens dessa técnica é o fácil acesso à área onde a prótese será colocada. Eles ainda afirmam que a incisão está em uma posição central em relação à mama, simplificando a abertura do espaço ideal para a introdução do implante.
Incisão transaxilar
A incisão transaxilar é a menos utilizada. O procedimento é bem mais complexo, porque o cirurgião precisa fazer um corte nas axilas, criar uma abertura até a parte de trás do seio, abaixo da glândula mamária, e posicionar a prótese.
Para colocar silicone por meio da incisão transaxilar, é necessário utilizar instrumentos cirúrgicos específicos. Além disso, pode haver uma limitação no tamanho da prótese utilizada.
Também não devemos nos esquecer de que existe um risco maior de deslocamento da prótese, que pode subir na abertura realizada. Então, por todos esses motivos, essa técnica não é tão utilizada.
No entanto, a incisão transaxilar é indicada em casos específicos, como quando a paciente tem uma grande predisposição a queloides. Isso acontece porque a pele da axila tende a não apresentar esse problema com tanta frequência.
Finalizando
Entendeu agora as diferenças entre o silicone por cima ou por baixo do músculo? Ficou com alguma dúvida? Então, escreva pra gente nos comentários que teremos um grande prazer em responder.
Além disso, temos outros conteúdos aqui no Blog que podem te ajudar a sanar outras questões sobre a prótese de silicone. São artigos completos, recheados de informação, que vão te ajudar a planejar sua cirurgia com antecedência, garantindo sua segurança e o resultado que você sempre sonhou.
Mas não acaba por aí, não! Temos ainda outros dois canais que você também pode utilizar como fonte de informação. Estamos falando das redes sociais Facebook e Instagram. Ambos os espaços recebem conteúdo diário e exclusivo, com dicas, curiosidades e novidades sobre a cirurgia plástica mais realizada no mundo.
Gostou? Então, seja muito bem-vinda ao Silicone Center.
Deixe um comentário