Embora as técnicas da medicina tenham evoluído muito, algumas pessoas ainda sentem receio de utilizar anestésicos mais fortes. Mas você sabia que é possível ficar mais bonita sem correr esse risco, com procedimentos feitos com anestesia local?
Atualmente, é possível fazer diversas melhorias no corpo ou no rosto com essas substâncias que são, realmente, mais leves que outras anestesias e proporcionam uma recuperação mais rápida.
Quer saber que procedimentos são esses? Vamos contar tudo para você neste post. Então, continue a leitura!
Quais são os procedimentos realizados com anestesia local?
Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento, que é a cirurgia para colocar silicone, é um procedimento para o qual a paciente não precisa de um anestésico geral.
Afinal, atualmente, a maioria dos cirurgiões plásticos opta pela anestesia local combinada à sedação.
Isso diminui o risco cirúrgico e faz com que a paciente volte da sedação muito mais rápido do que aconteceria se ela tomasse um anestésico mais potente.
Assim, grande parte das pacientes faz o procedimento tem alta no mesmo dia, algumas horas após o procedimento, e termina sua recuperação em casa.
Blefaroplastia (cirurgia plástica nas pálpebras)
A blefaroplastia é a cirurgia plástica que elimina o excesso de pele e remove bolsas de gordura da pálpebra inferior ou superior.
Portanto, ela rejuvenesce a região dos olhos e costuma ser a primeira cirurgia plástica que muitas pessoas fazem no rosto.
Como se trata de um procedimento rápido, embora delicado, muitos médicos realizam esta cirurgia com anestesia local e sedação.
Rinoplastia para desvio de septo
Alguns pacientes não desejam remodelar completamente o nariz quando fazem uma rinoplastia. Seu objetivo é eliminar o desvio de septo.
Assim, o médico consegue realizar este procedimento, que é mais rápido e menos complexo, sem que a paciente precise de uma anestesia profunda.
Lipoaspiração de pequenas áreas
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para eliminar pequenas quantidades de gordura localizada. Portanto, ela não é um procedimento para tratamento da obesidade.
Como esses depósitos de gordura tendem a ser pequenos, muitas vezes a paciente se depara com a possibilidade de fazer um procedimento bem rápido.
Lipoaspiração da papada, da gordurinha das axilas e da região do púbis são alguns exemplos de cirurgias que, por serem rápidas e menos complexas, podem ser feitas com anestesia local.
Esta indicação depende não só do local da lipoaspiração, mas também de uma série de fatores, incluindo as condições de saúde e histórico clínico de cada paciente.
Então, embora estejamos falando desta possibilidade aqui, quem decide qual é a melhor anestesia para a sua cirurgia é sempre o médico, com toda a cautela necessária para sua segurança.
Cirurgia de varizes
O médico pode realizar procedimentos minimamente invasivos para o tratamento de varizes com anestesia local.
Procedimentos estéticos realizados com anestésicos tópicos
Neste tópico, nós vamos falar de procedimentos ainda menos invasivos que os anteriores. Eles utilizam uma variação da anestesia local, que é o anestésico tópico.
O anestésico tópico sequer é aplicado sob a pele ou no local com a ajuda de agulhas. Portanto, o profissional passa apenas uma pomada (ou outra formulação) diretamente sobre a pele.
Alguns procedimentos estéticos que podem ser feitos com anestesia local com aplicação tópica são:
Botox
Queridinho nas clínicas de estética e consultórios dermatológicos, o Botox dispensa anestésicos profundos.
A necessidade de anestesia dependerá da tolerância à dor de cada pessoa mas, muitas vezes, nem precisa de nada para eliminar a dor.
Como o Botox é aplicado em pequenas injeções, ele tende a gerar apenas a sensação de uma picadinha no local, com breve ardor.
No entanto, caso a pessoa tenha uma maior sensibilidade à dor, ela pode precisar de um anestésico bem leve.
Preenchimentos dérmicos
Assim como o Botox, os preenchimentos dérmicos estão em alta nas clínicas de estética.
Afinal, muitas pessoas querem reduzir o bigode chinês, as olheiras, dar mais volume às maçãs do rosto ou aumentar os lábios com preenchimento labial.
O preenchimento dérmico também pode acontecer apenas com anestesia local, às vezes com aplicação tópica, ou nem precisar desses recursos.
No caso do preenchimento labial, por exemplo, é comum o médico passar uma pomada anestésica na boca da paciente.
Assim, ela não sente a dor da perfuração da agulha seringa, que é um pouco mais grossa, nem o eventual desconforto do depósito do ácido hialurônico.
Outras vezes, ao preencher o queixo, osso malar, olheiras e outras regiões do rosto, o médico também utiliza um anestésico mais leve para proporcionar conforto à paciente.
Tratamentos a laser
Os tratamentos a laser são incríveis para melhorar a textura da pele, reduzir manchas e até mesmo estimular a produção de colágeno.
Porém, trata-se de uma aplicação direta de uma fonte de calor que, embora controlada, causa uma lesão na pele, com bastante ardor.
A aplicação de laser sob anestesia provoca uma dor suportável. No entanto, sem anestesia, é pouco provável que uma pessoa suporte o tratamento.
Por isso, antes da aplicação do laser, o médico costuma utilizar um anestésico local tópico, ou seja, aplicado sobre a pele.
Em grande parte das vezes, trata-se de uma pomada que deve ser aplicada na região que receberá tratamento cerca de 20 minutos ou meia hora antes da sessão, para que tenha tempo suficiente para fazer efeito.
Quais são as vantagens da anestesia local?
Em relação a outros tipos de anestésicos, a anestesia geral pode proporcionar uma série de benefícios aos pacientes. Entre suas vantagens, podemos destacar:
A anestesia local tem ação delimitada
Vamos usar como exemplo a mamoplastia de aumento, uma cirurgia que realizamos aqui no Silicone Center.
Para este procedimento, o médico faz incisões apenas nos seios. Ele realmente corta diversos tecidos (pele, glândula mamária, etc), mas todos neste órgão.
Portanto, sempre que possível, é melhor que a paciente receba um anestésico que bloqueia a sensação de dor apenas na mama e tecidos relacionados a ela.
Assim, não é necessário afetar outras áreas do corpo para realizar um procedimento tão restrito a uma única área.
Vamos compará-la, por exemplo, à anestesia geral. Neste caso, a substância paralisa até mesmo os órgãos vitais, como coração e pulmões.
É lógico que todo esse procedimento é realizado com todo o cuidado e segurança. Afinal, a paciente permanece sob monitoramento do anestesiologista.
Porém, sempre que os médicos podem evitar uma anestesia que cause tanto impacto ao organismo, eles optam por um anestésico mais restrito, como a anestesia local.
A anestesia local proporciona recuperação mais rápida
Em primeiro lugar, é importante destacar que a paciente não perde a consciência quanto toma uma anestesia local.
Portanto, quando o médico termina o procedimento e o efeito da sedação passa, a recuperação pós-anestésica é muito mais rápida.
Depois de uma anestesia local, a paciente precisa ficar sob observação da equipe médica por apenas algumas horas.
Então, quando o médico utiliza anestesia local em um procedimento, a alta pode ocorrer até no mesmo dia.
A anestesia local gera menos efeitos colaterais
É bastante comum que, após uma anestesia, a paciente tenha efeitos colaterais como náuseas e vômitos.
Porém, esses efeitos são muito mais comuns quando a pessoa foi submetida à anestesia geral. Eles ocorrem menos quando se trata da anestesia local.
Além disso, após a anestesia local, dificilmente um paciente terá delírios ou confusão mental. Esses problemas são mais comuns quando ocorrem anestesias profundas.
A anestesia local gera um risco menor
A anestesia local não requer que a paciente seja intubada e nem que seus batimentos cardíacos e respiração sejam controlados por máquinas.
Portanto, o uso de anestesia local implica em um risco menor para a paciente, quando comparado às outras opções.
A paciente fica consciente durante a anestesia local?
Talvez você tenha ficado intrigada quando leu que a pessoa não perde a consciência durante a anestesia local.
Sim, isso é verdade. Afinal, um exemplo de anestesia local é o bloqueio que o dentista faz ao realizar um tratamento no seu dente.
Assim, quando ele aplica a anestesia naquela região, ela fica dormente e você não sente dor, mas fica completamente consciente do que está acontecendo à sua volta, não é mesmo?
Porém, quando se trata de uma cirurgia plástica ou um procedimento mais complexo, os médicos entendem que seria desconfortável a paciente permanecer com esta consciência.
Então, eles complementam a anestesia local com uma sedação, ou seja, um medicamento que faz a paciente dormir.
Portanto, a paciente dorme logo no início do procedimento e só acorda quando está pronta para ir para retornar ao quarto e começar o período de recuperação.
É possível escolher a anestesia de cada procedimento?
A paciente não escolhe o tipo de anestesia que o médico utilizará durante o procedimento. Afinal, esta é uma decisão que, por uma questão de segurança, envolve muito conhecimento técnico e deve ser tomada pelo profissional.
Portanto, ele considerará fatores como o tipo do procedimento, o tempo cirúrgico previsto, os riscos para a paciente, seu histórico clínico e assim por diante.
Porém, confie! Escolha um profissional altamente qualificado para o seu procedimento ou tratamento, estabeleça expectativas quanto ao resultado e acredite que ele tem o conhecimento necessário para tomar a melhor decisão.
Afinal, a anestesia é apenas um dos muitos detalhes que envolvem uma cirurgia ou procedimento estético. O mais importante é a técnica utilizada pelo profissional, além do seu comprometimento no pré e pós-operatório.
E você, já sabia que todos esses procedimentos podem ser realizados com anestesia local? Qual deles você tem vontade de fazer? Conta pra gente nos comentários!
Deixe um comentário