As inúmeras buscas no Google feitas diariamente sobre como reduzir celulite mostram o quanto essas gordurinhas que aparecem através da pele geram grande incômodo para a autoestima — e está presente na vida de quase todas as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 95% delas são afetadas, e o problema é ainda mais comum entre pessoas de pele branca.
A boa notícia é que as maneiras de acabar com ela contribuem com a saúde como um todo! Leia este artigo para entender o que é celulite, quais são suas causas e dicas para evitá-la e tratá-la!
O que é celulite?
O primeiro passo na hora de lidar com um “vilão” é entendê-lo e, por isso, é importante saber o que é a celulite. Também de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa é a denominação popular para o acúmulo de gordura sob a pele que, na medicina, leva o nome de lipodistrofia ginoide.
Entre as suas causas estão:
- principalmente a hereditariedade, ou seja, propensão genética;
- alterações hormonais;
- problemas circulatórios;
- estilo de vida.
Dicas de como reduzir celulite
Como foi dito na introdução deste artigo, a celulite é muito comum e afeta quase integralmente a população feminina. Embora não gere, por si só, danos à saúde, seus prejuízos à autoestima devem ser levados em consideração, pois interferem diretamente no bem-estar emocional das mulheres.
Por conta disso, reunimos aqui algumas dicas que não apenas ajudam a evitá-la e combatê-la como contribuem com a saúde de maneira geral. Confira:
Alimentação balanceada
Se a celulite é um acúmulo de gordura sob a pele, fica claro que um dos principais meios de evitá-la é diminuir ao máximo o consumo de gordura e priorizar, sempre que possível, uma alimentação baseada em legumes, frutas, vegetais e grãos integrais. Alimentos industrializados e ultraprocessados devem passar bem longe do prato, está bem?
Vale saber, ainda, que os alimentos ricos em fibras (especialmente os cereais integrais e vegetais) e as frutas cítricas são considerados grandes aliados da luta contra os temidos furinhos na pele.
O excesso de sal também deve ser evitado, porque além de agravar problemas com pressão alta e ser um grande responsável pelas pedras nos rins, ele aumenta a retenção de líquidos, que favorece o aparecimento da celulite.
Prática regular de exercícios físicos
Além de contribuir diretamente com a queima de gordura, os exercícios físicos ajudam a estimular a circulação sanguínea, favorecendo a atuação do sistema linfático que participa da inibição da celulite.
Nesse caso, exercícios aeróbicos como corridas, caminhadas, dança e natação são ótimas pedidas, assim como as práticas de musculação localizada. Em geral, os incômodos com a celulite estão muito relacionados às coxas e aos glúteos e, por isso, agachamentos e outros exercícios que estimulem essas regiões do corpo são grandes aliados.
Hidratação
Beber água é fundamental para a nossa saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que um adulto beba no mínimo 2 litros por dia — isso porque a água tem diversas funções no nosso corpo e responde a grande parte da composição de nossas células.
No caso da luta contra as celulites, o líquido é importante pois ajuda a desintoxicar o corpo, e os furinhos na pele também estão relacionados com o excesso de toxinas sob a pele, em conjunto com a gordura.
Recorra a produtos e tratamentos
Lutar contra a celulite vai muito de dentro para fora, como você viu nas dicas acima, mas isso não quer dizer que meios externos também não podem contribuir com o processo. O ideal é consultar um dermatologista de sua confiança que pode prescrever os tratamentos e produtos mais adequados para o seu caso.
Atualmente é possível encontrar no mercado os mais diversos cremes com este fim, e é preciso, sempre, separar o joio do trigo e saber quais realmente são capazes de trazer bons resultados. Em relação aos tratamentos, existem desde massagens até procedimentos tecnológicos voltados a diminuir o problema.
Gostou de saber como lutar contra a celulite? Além desse problema, sabemos que há muitas questões que afetam a auto-percepção de mulheres. Por isso, indicamos que leia também o nosso artigo sobre como melhorar a autoestima! Lá você encontra diversas dicas de como aprimorar sua relação consigo mesma, cuidando da sua saúde, do seu bem-estar e da sua imagem.
Deixe um comentário