A estética facial definitivamente está em alta! Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura por esses procedimentos cresceu quase 400% desde 2016.
Neste período, em primeiro lugar, surgiu um grande interesse em processos minimamente invasivos para reverter a ação do tempo sob a pele.
Porém, a partir do período da pandemia, além do cuidado com a beleza, houve uma verdadeira explosão na busca por procedimentos para realmente melhorar a qualidade da pele e preservá-la jovem por mais tempo.
E você, sabe quais são as principais novidades da estética, as tendências para os próximos anos e os procedimentos que farão você prolongar sua juventude com naturalidade?
Então, continue a leitura para saber mais!
Estética facial: procedimentos em alta
Neste post, vamos falar de 2 tipos de procedimentos. Os primeiros, embora não sejam tão novos, estão em alta devido aos seus muitos benefícios.
Inclusive, vamos colocá-los aqui na ordem pela qual a maioria das pessoas começa, visando uma prevenção do envelhecimento da pele ou reversão dos primeiros sinais da maturidade. Confira!
Preenchimento com ácido hialurônico
Desde que os benefícios do ácido hialurônico foram descobertos e testados, ele se tornou um dos principais queridinhos da área de estética facial.
Afinal, ele possui diversas aplicações e proporciona tanto resultados imediatos quanto de médio e longo prazo.
É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não seria altamente beneficiada pela aplicação de ácido hialurônico.
Quando se trata de problemas mais complexos, como a necessidade de reconstituição de volume de estruturas ósseas e internas da face, ele é o preenchedor mais indicado.
Em alguns problemas mais superficiais, como o preenchimento do bigode chinês, de olheiras, de rugas e projeção do maxilar, ele também atende esta necessidade.
Pensando no curto prazo, ele volumiza e corrige regiões como lábios, bochechas, nariz e queixo, além de proporcionar uma hidratação profunda.
Já no médio prazo, a aplicação de ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme, viçosa e desacelerando o envelhecimento.
Portanto, desde as necessidades mais simples até as mais complexas, o ácido hialurônico é uma indicação precisa que resolve o problema ou, de alguma forma, participa da solução.
Então, embora ele não seja a novidade mais recente, o que não falta são motivos para que o ácido hialurônico continue em alta por muito tempo.
Se você quer entender melhor os benefícios deste preenchedor, confira nosso post completo sobre os benefícios do ácido hialurônico.
Botox
Embora não receba o título de multibenefícios, como o ácido hialurônico, o Botox é a primeira linha de combate à formação de rugas.
Inclusive, não nos cansamos de dizer: o Botox é um caminho sem volta. Quem faz pela primeira vez, não para nunca mais porque seu efeito é incrível.
A toxina botulínica, que é a substância principal que compõe o Botox, tem a capacidade de relaxar músculos e torná-los menos responsivos à ação dos nervos.
Assim, esses músculos não se contraem quando o cérebro, voluntariamente ou involuntariamente, envia uma ordem de movimentação.
Como resultado dessa ausência de contração, a pele do local fica muito mais lisa. Caso a ruga seja dinâmica, ela para de se formar.
Então, ela não evolui para se tornar uma ruga estática, ou seja, uma marca permanente que denota o envelhecimento da pele.
Já quando a ruga é estática, ela já formou um sulco no local. Ainda assim, esse sulco reduz muito a sua profundidade diante do relaxamento dos músculos.
Por todos esses motivos, o Botox continua sendo, na maioria das vezes, a porta de entrada para os procedimentos estéticos faciais.
Com o auxílio do Botox, o combate às rugas se torna muito mais efetivo, proporcionando resultados bem melhores do que apenas com outros procedimentos.
Lasers
Até agora, nós falamos de tratamentos que dão volume, combatem rugas ou mesmo tentam reverter o envelhecimento da pele.
Porém, quando se trata dos lasers, eles têm um benefício extremamente importante, mas atuando em uma camada mais superficial.
Eles também conseguem estimular a produção de colágeno. No entanto, além disso, eles também atuam para renovar a superfície da pele.
Assim, eles provocam uma leve descamação e o surgimento de um epitélio com textura e cor mais uniforme.
Então, eles reduzem pequenas manchas e poros, tornando a pele naturalmente mais lisa. Uma excelente opção para quem deseja valorizar a beleza natural e reduzir o uso de maquiagem!
Bioestimuladores
Assim como o ácido hialurônico, os bioestimuladores atuam nas células da pele, estimulando-as a produzir uma quantidade maior de colágeno.
Desta forma, elas compensam um dos efeitos do envelhecimento, que é justamente reduzir a produção desta proteína.
Os bioestimuladores podem ser aplicados por vias injetáveis ou através dos fios de sustentação.
Porém, é importante destacar que, diferentemente do ácido hialurônico, os bioestimuladores são um tratamento com resultado posterior.
Eles não geram uma volumização considerável da área, mas contribuem para a melhora da qualidade da pele e seu rejuvenescimento nos meses seguintes à aplicação.
Estética facial: novidades que prometem revolucionar o mercado
Neste segundo tópico, vamos falar do que realmente é novidade. Portanto, esses tratamentos podem ainda nem ter chegado à maioria das clínicas de estética.
Porém, é importante que você já tenha uma ideia de quais são eles e que fique de olho para que, conforme os resultados sejam validados a longo prazo, você também possa considerar aderir a eles.
Tecarterapia na estética facial
Provavelmente você ainda não ouviu falar sobre a tecarterapia, um procedimento que tem este nome diferente, mas que oferece uma termoterapia profunda.
Neste procedimento, o equipamento direciona uma corrente elétrica na faixa de radiofrequência que compreende entre 300 KHz a 1.2 MHz.
Desta forma, ele promove o aquecimento nos tecidos pelo sistema capacitivo e resistivo, o que combate a flacidez. Por isso, na estética facial, seu uso está relacionado ao rejuvenescimento e tratamento das rugas.
Prophilo na estética facial
Se o ácido hialurônico já faz o maior sucesso hoje, o Prophilo pretende elevar os resultados a um outro nível!
Trata-se de um produto com uma altíssima concentração de ácido hialurônico, que promete remodelar as estruturas da face para proporcionar ainda mais sustentação e elasticidade.
Segundo especialistas, a diferença entre o Prophilo e os atuais bioestimuladores é que ele, na verdade, é um bioremodelador.
Portanto, ele atuaria na renovação celular, estimularia a síntese de colágeno e elastina e teria a capacidade de realizar a diferenciação celular nas células tronco do tecido adiposo.
Portanto, vamos aguardar para ver se o Prophilo realmente é capaz de rejuvenescer com muito mais naturalidade e se, por essas características, ele oferece uma relação custo / benefício vantajosa.
Personalização de cosméticos
Embora não sejam procedimentos estéticos, com certeza você concorda que os cosméticos contribuem muito para a manutenção de uma pele jovem e saudável.
Porém, nem sempre é fácil encontrar cosméticos adequados às suas necessidades. Basta ver como é difícil encontrar uma cor de base que combina perfeitamente com uma pele oliva, por exemplo.
Se essa diversidade não é atendida nem mesmo em características superficiais, imagine quando se trata de benefícios mais importantes como capacidade de hidratação e regeneração celular!
Por isso, uma das tendências para os próximos anos é o desenvolvimento de cosméticos personalizados, elaborados especialmente para as necessidades de cada pessoa.
Já existem algumas plataformas em que as pessoas conseguem personalizar seus produtos para que eles sejam capazes de tratar pontos específicos.
Por enquanto, são iniciativas bem modestas e sem tanto alcance. E você, acha que essa moda pega?
Bônus: a revolução da estética íntima
Nós sabemos que a proposta deste post é falar sobre tratamentos para a face. Porém, todos os especialistas que falam atualmente sobre as tendências de estética não deixam de destacar a revolução na estética íntima.
Quando esses tratamentos começaram a surgir, muitas pessoas apontaram o dedo e críticas surgiram dizendo que era mais uma forma de oprimir a mulher e estabelecer um padrão até para sua região íntima.
Porém, a procura por esses tratamentos só aumenta, e o motivo é um só: o cuidado com a região íntima proporciona bem-estar e contribui para a saúde.
Então, muito mais do que a aparência da região íntima, diversos procedimentos reduzem o volume dos lábios vaginais, proporcionando conforto, evitando dores durante uma relação sexual e infecções.
Diante disso, diversos procedimentos e tratamentos que reduzem manchas, flacidez e gordura localizada são cada vez mais procurados. Alguns exemplos são a própria cirurgia plástica íntima, a radiofrequência, eletroestimulação etc.
Procedimentos estéticos: o que vale a pena?
Praticamente todos os anos, o mercado de estética nos apresenta diversas novidades. Algumas delas têm seu efeito comprovado ao longo do tempo, outras se mostram apenas uma moda passageira.
Isso não acontece porque são técnicas ineficazes. Porém, é possível que um procedimento já validado, que custa mil reais, ofereça exatamente o mesmo resultado de uma novidade que custa 10 mil.
Portanto, é muito fácil nós ficarmos rapidamente empolgadas com algumas novidades e esperarmos os melhores resultados possíveis.
Porém, vale a pena ficar de olho no mercado, utilizar, enquanto isso, o que já tem eficácia comprovada e aguardarmos para ver se vale a pena embarcar nessas novidades ou não.
Outro ponto a considerar são as suas necessidades. Em uma pele jovem, por exemplo, alguns procedimentos preventivos podem ser suficientes para evitar a formação de rugas.
Então, antes de embarcar em novidades, consulte um especialista. Somente ele pode indicar os procedimentos mais adequados para atender suas necessidades sem exagero e com naturalidade.
E quanto a você? Quais são os procedimentos de estética facial que já utiliza para manter seu rosto mais jovem? Conta pra gente nos comentários!
Deixe um comentário