As varizes nas pernas são um problema comum que afeta grande parte da população, especialmente as mulheres. Além da questão estética, elas podem causar sintomas que, embora não sejam graves, costumam incomodar bastante — e, até mesmo, evoluir e gerar complicações quando não são devidamente tratados.
Mas, afinal…
- o que são as varizes?
- quais são as causas?
- as varizes podem trazer complicações?
- como evitá-las?
- como tratar?
Leia este artigo para conferir as respostas para essas perguntas!
O que são as varizes nas pernas?
As varizes são veias inchadas e dilatadas que aparecem na superfície da pele. Elas têm a aparência de linhas sinuosas, azuis ou arroxeadas, e podem ser dolorosas, porque deixam de conduzir o sangue da maneira mais adequada. Seus principais sintomas são:
- pressão, inchaço e dor nas pernas;
- dormências nas pernas;
- aumento da retenção de líquido.
É importante saber ainda que, apesar de serem mais comuns nas pernas, as varizes podem afetar também outras partes do corpo.
Quais são as causas?
Assim como no caso da celulite, a causa para o desenvolvimento das varizes nas pernas é a genética. Isso significa que a tendência para que o problema apareça é herdada de algum familiar próximo.
- Leia também: Como reduzir celulite — dicas para lidar com esse incômodo
Você pode estar se perguntando por que é que elas são mais comuns em mulheres e a resposta está nos hormônios. A ação hormonal feminina durante o ciclo menstrual, a gravidez, o uso de anticoncepcionais hormonais para evitar a gestação e a menopausa aumentam as chances do desenvolvimento das varizes.
Além disso, outros fatores relacionados ao estilo de vida podem contribuir com o aparecimento das veias, como:
- excesso de peso;
- sedentarismo;
- uso de calçados inadequados;
- se manter por muito tempo sentado com as pernas para baixo;
- passar longos períodos do dia em pé, concentrando o peso do corpo sobre as pernas.
Por fim, é muito comum, ainda, que pacientes com varizes sintam um agravamento dos incômodos durante o verão. Isso acontece porque, no calor, as altas temperaturas dilatam ainda mais as veias do nosso corpo, o que causa um maior acúmulo de sangue nas pernas e, geralmente, aumenta o desconforto e a sensação de pressão no local.
As varizes podem trazer complicações?
Embora por si só as varizes não constituam um problema grave, a dilatação das veias não deve ser ignorada por tempo ilimitado, pois pode se complicar e causar questões como:
- inchaço constante das pernas;
- aumento da dor na região;
- manchas escuras nos tornozelos;
- sangramentos;
- feridas difíceis de cicatrizar;
- trombose venosa.
Por isso, ao perceber sinais de varizes, o ideal é recorrer a um médico angiologista para que ele faça o diagnóstico e indique a melhor forma de tratá-las para evitar a evolução desses sintomas.
Como evitar
Como foi dito anteriormente no texto, a principal causa das varizes está associada à genética — e, nesse caso, não há muito o que se fazer. Se você percebe que seus familiares próximos apresentam, especialmente mãe e avó, o ideal é procurar um angiologista o mais cedo possível para identificar o problema precocemente.
Além disso, alguns cuidados no estilo de vida podem ajudar a evitar seu aparecimento ou, mesmo, o agravamento.
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para evitar todas as consequências que podem ser causadas pelo excesso de peso, incluindo o surgimento das varizes. Uma rotina de exercícios físicos regulares também é benéfica para a saúde das mais diversas formas, e é bastante útil para melhorar a circulação sanguínea e evitar a dilatação das veias.
Se, na sua rotina, você passa longos períodos do dia na mesma posição, seja sentada ou em pé, é importante lembrar de revezá-las, já que o excesso de ambas pode implicar no surgimento das varizes.
Como tratar
O tratamento indicado para varizes varia de caso para caso, e quem deve recomendá-lo é um angiologista de sua confiança. De maneira geral, o procedimento de remoção com laser costuma trazer resultados satisfatórios no tratamento de varizes menores, enquanto a cirurgia pode ser necessária no caso de varizes grandes.
Existem, ainda, outras opções de tratamento que podem ser avaliados pelo especialista, como a flebectomia e a remoção por radiofrequência.
Se, além das varizes, você vem se incomodando com outras questões estéticas que estão prejudicando a sua auto-imagem, não deixe de ler o nosso artigo sobre como melhorar a autoestima!
Deixe um comentário