Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo (SBDSP), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias íntimas no mundo. O objetivo desse tipo de procedimento é alterar a aparência e, em alguns casos, até mesmo a funcionalidade dos órgãos genitais, ajudando assim a aumentar a autoestima de milhares de pessoas.
Mas, afinal, quais são os tipos de cirurgia íntima feminina? Para entender mais sobre cada um deles, leia este artigo.
O que é uma cirurgia íntima
Apesar de ficar, em geral, escondida, a região íntima é como qualquer outra parte do corpo e pode ser objeto de muita frustração na vida de uma mulher — seja por motivo estético ou mesmo funcional.
Portanto, da mesma forma que é possível fazer uma abdominoplastia para corrigir insatisfações na região da barriga ou um implante de silicone para melhorar o aspecto dos seios, a cirurgia íntima é uma opção para corrigir eventuais insatisfações nos órgãos genitais.
Esse tipo de procedimento é seguro, desde que realizado por profissionais especializados em cirurgia plástica, e pode trazer um grande impacto positivo na vida das pacientes, tanto na reconstrução de sua autoestima quanto no prazer sexual.
Entenda os tipos de cirurgia íntima feminina
Cirurgia íntima não é tudo igual! A região dos órgãos genitais femininos é composta de diversas partes que podem ser transformadas com diferentes procedimentos, que visam tanto a melhoria estética quanto a funcionalidade. Entenda cada um deles:
Flacidez nos grandes lábios
Como todas as outras partes do corpo, os grandes lábios também sofrem os efeitos da gravidade e do envelhecimento, por isso, podem se tornar flácidos com o passar dos anos.
Para resolver esse problema, a lipoenxertia pode ser uma boa solução! Nessa cirurgia retiram-se tecidos de gordura de outras partes do corpo para aplicá-las nos grandes lábios, restituindo o volume e diminuindo a flacidez.
Lipoaspiração do monte púbico
Como a barriga e as coxas, o monte púbico (também chamado de monte vênus), que é a região onde ficam os pelos pubianos, pode acumular gordura em excesso. Esse procedimento, então, consiste na aspiração de tecido lipídico da região.
Lifting da região púbica
Essa cirurgia, por sua vez, consiste na transformação da região púbica por meio da retirada de pele em excesso, com o objetivo de modelar essa parte do corpo assim como é feito, por exemplo, em uma abdominoplastia.
Clitoriplastia
E é claro que o clitóris não passaria despercebido no universo da cirurgia íntima feminina! O procedimento da clitoriplastia visa remover o excesso de pele da região para deixar o pequeno órgão mais exposto ou, ainda, diminuí-lo, em casos de hipertrofia.
Himenoplastia
O hímen é a membrana da vagina que, na maioria dos casos, se rompe quando a mulher tem sua primeira relação sexual. Esse rompimento não causa qualquer prejuízo à região genital, mas algumas pacientes optam por realizar a himenoplastia, procedimento de reconstituição da membrana, por motivos emocionais ou mesmo religiosos.
Perineoplastia
Com o avançar da idade ou depois de passar por gestações e partos, é muito comum que a região do períneo (região na qual estão localizados tanto a vagina quanto o ânus) fique com os seus músculos enfraquecidos.
Muito além da estética, esse enfraquecimento dos músculos pode trazer muitos incômodos para a vida de uma mulher, que vão desde a diminuição do prazer sexual até problemas de incontinência urinária.
A cirurgia, portanto, visa o restabelecimento desses músculos por meio da reparação dos tecidos locais.
Vaginoplastia
Não são só os músculos do períneo que sofrem com os efeitos do envelhecimento ou do combo gravidez + parto, os da vagina também são afetados. Semelhante à perineoplastia, portanto, a vaginoplastia é o procedimento indicado para corrigir o relaxamento muscular dessa região.
O objetivo é devolver às mulheres o prazer sexual, que diminui com a frouxidão do canal.
Ninfoplastia (labioplastia)
Deixamos para o final a cirurgia íntima feminina mais comum, que é a ninfoplastia. Também conhecida como labioplastia, seu objetivo é reduzir o tamanho dos pequenos lábios, que causam incômodo em grande parte das mulheres quando são grandes a ponto de aparecer por baixo dos grandes lábios.
E a questão não é apenas estética: mulheres que tem os pequenos lábios muito grandes costumam sofrer com dores nas relações sexuais, por conta do atrito causado pela movimentação do pênis.
Para entender mais sobre esse procedimento específico e saber como realizá-lo com segurança, leia o nosso artigo específico sobre a Ninfoplastia, que explica como funciona o procedimento e quais resultados podem ser esperados.
Deixe um comentário