É muito comum que a pele, especialmente a do rosto, seja motivo de preocupação estética de grande parte das mulheres — mas os cuidados com a pele devem ir muito além do skincare! Esse órgão também precisa de uma atenção especial para se manter saudável.
Leia este artigo para compreender a importância de manter em dia os cuidados com a pele e quais são os hábitos benéficos para a saúde desse órgão.
Qual a importância de cuidar da pele?
Você sabia que o câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil? Apesar dele apresentar altos índices de cura, estatísticas tão elevadas acendem o alarme dos especialistas e comprovam a necessidade da conscientização constante sobre os cuidados com a pele.
Além das questões relacionadas à saúde, tanto o câncer como outras doenças de pele abalam bastante a autoestima das pessoas, por causarem sinais bastante visíveis como manchas, marcas e cicatrizes.
Os cuidados com a pele também são fundamentais para prevenir o melanoma, um tipo de câncer de pele bastante grave, e o envelhecimento precoce.
Cuidados com a pele: 5 hábitos fundamentais
Agora que você já entendeu a importância de manter os cuidados com a pele, saiba quais são os cinco principais hábitos para que a saúde e o aspecto desse órgão estejam em dia!
1. Proteção solar
A incidência dos raios UV sobre a pele é o que mais traz problemas para a estética e a saúde desse órgão e, por isso, a proteção solar é um hábito que nunca deve ser deixado de lado — mesmo nos dias mais frios e nublados.
Isso porque os UVA, que são os mais nocivos por atingirem as camadas mais profundas da pele e causarem efeitos mais duradouros, independem do alto verão ou daqueles dias mais ensolarados.
Para se proteger, o ideal é evitar a exposição ao sol durante o período de maior incidência (das 10h às 16h) e utilizar filtro solar com FPS mínimo de 30 nas áreas do corpo que não são cobertas pelas roupas, como rosto, pescoço e mãos.
Embora todas as pessoas precisem tomar esse cuidado, pessoas de pele muito clara ou que tenham histórico de câncer na família devem redobrar a atenção.
2. Hidratação
Acredite: nem todos os cuidados da pele vêm de fora para dentro — a maioria deles faz o caminho inverso. Cuidar do corpo como um todo é essencial para manter a pele saudável, e beber a quantidade adequada de água por dia é um desses cuidados.
De acordo com a OMS, a recomendação para um adulto é de dois litros diários, e o aspecto da pele é um excelente termômetro para saber se a hidratação vai bem: quando falta água no organismo, ela fica ressecada, sem brilho e, até mesmo, flácida.
A incidência de cravos e espinhas também aumenta quando você não está hidratada o suficiente, portanto a água também é uma ótima aliada na prevenção desses sinais incômodos.
3. Alimentação
A alimentação também não poderia ficar de fora dessa lista, já que o corpo é uma máquina que depende de um combustível adequado para funcionar bem — e esse combustível é a comida.
Os alimentos que ingerimos no dia a dia fazem toda a diferença na nossa saúde e no aspecto da pele, portanto, é sempre importante privilegiar cardápios saudáveis e nutritivos, baseados em vegetais, frutas e grãos. Os industrializados e super processados, bem como os alimentos ricos em gorduras e açúcares, devem ser evitados.
4. Sono de qualidade
A rotina de sono também interfere diretamente no aspecto e na saúde da pele. Isso porque, enquanto dormimos, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo diminuem consideravelmente, o que é essencial para que a pele possa se regenerar.
Rotinas de sono turbulentas, por sua vez, dificultam esse processo e contribuem diretamente com o envelhecimento precoce. Por isso, faça o possível para garantir esse seu momento de descanso!
5. Visitas regulares ao dermatologista
Para manter a saúde em dia, é essencial contar com consultas regulares em diversas especialidades médicas, e uma delas é o dermatologista! Esse profissional é especializado para analisar o estado da pele, verificar eventuais pontos de preocupação e, também, indicar os produtos mais adequados para prevenir ou mesmo corrigir problemas de saúde e insatisfações.
A aparência da pele está, muitas vezes, diretamente relacionada à construção da autoestima, assim como diversos outros fatores. Para entender melhor sobre esse assunto, leia também o nosso artigo sobre como melhorar a autoestima e confira dicas de como ter uma relação mais saudável consigo mesma e com o espelho.
Deixe um comentário