Quem já tentou afinar a cintura sabe a dificuldade de alterar a silhueta desta região do corpo.
Não estamos nem falando de eliminar a gordura desta região, pois este objetivo pode ser alcançado com dieta, exercícios ou mesmo lipoaspiração.
A maior dificuldade para quem deseja ficar com a cintura fininha é o fato de que a estrutura corporal de algumas mulheres é mais larga nesta área.
Assim, em vez de terem um estreitamento natural que torna a cintura fina, seu tronco é estruturalmente mais reto, o que torna este objetivo difícil de alcançar.
Nós não defendemos a ideia de que a mulher deve se sujeitar a tudo para alcançar padrões de beleza inatingíveis.
Porém, também sabemos que o sonho de muitas mulheres é ter uma cintura fininha, que é vista como um símbolo de feminilidade.
Além disso, sem afinar a cintura é impossível conseguir um corpo no formato de ampulheta, o que mais uma vez é o sonho de muitas mulheres.
E como sonho é sonho, não estamos aqui para questionar e sim para ajudá-las a realizar.
Portanto, vamos falar sobre alternativas para quem quer afinar a cintura. Ficou interessada? Continue a leitura!
Quais são os recursos para afinar a cintura?
Pensando ainda no formato de corpo tipo ampulheta, precisamos entender que, para a mulher que deseja afinar a cintura, existem duas possibilidades.
A primeira é realmente reduzir a circunferência na região do abdômen, tornando-a mais fina.
Porém, a segunda possibilidade é aumentar visualmente outras regiões do corpo.
A verdade é que uma combinação entre esses dois objetivos costuma trazer excelentes resultados.
Inclusive, existem muitos educadores físicos e personal trainers que modelam o corpo de suas clientes com programas que combinam esses objetivos.
Portanto, os recursos que nós vamos mostrar neste post estão sempre focados em um desses objetivos: reduzir a cintura ou aumentar outras áreas.
Veja quais são eles!
1. Afinar a cintura com exercícios
Uma mulher com o tronco mais reto precisa entender que, para deixar a cintura fina, não pode haver acúmulo de gordura nesta região.
Portanto, uma boa estratégia para isso é a combinação entre exercícios aeróbicos e o fortalecimento dos músculos da barriga com abdominais.
Os exercícios aeróbicos (ou aeróbios) fazem o corpo gastar energia. Assim, o organismo recorre ao estoque de gordura para suprir esta necessidade.
Desta forma, os exercícios aeróbicos levam à redução do volume das células de gordura, deixando o corpo mais sequinho, inclusive na região abdominal.
Já os exercícios de fortalecimento muscular vão modelar o abdômen, literalmente desenhando-o.
É importante saber que os famosos abdominais não diminuem a barriga.
Porém, uma combinação de exercícios que fortalecem os músculos abdominais superiores, inferiores e oblíquos (laterais) é fundamental para dar o formato adequado e deixar a silhueta com uma definição melhor.
2. Reduzir a gordura abdominal com dieta
No entanto, a atividade aeróbica só conseguirá reduzir as medidas se a quantidade de calorias que a pessoa ingere é menor que o gasto do exercício.
Portanto, chegamos a um ponto que a maioria das pessoas não gosta, mas que é extremamente necessário. Estamos falando da dieta.
O controle alimentar é fundamental para atingir o seu objetivo de ter uma cintura fina. Então busque orientação nutricional e reeduque seus hábitos.
Além disso, é importante ficar atenta à reação individual que temos a determinados alimentos.
Afinal, para algumas pessoas podem ter distensão abdominal (inchaço na barriga) quando comem alimentos específicos.
Entre os exemplos estão os feijões, abóbora, frutas secas ricas em fibras, como uvas passas e damascos, além de refrigerantes, pães etc.
3. Aumentar os glúteos e os ombros
O terceiro passo é aumentar visualmente outras regiões do corpo, como ombros, tronco, glúteos e coxas.
Nossa mente trabalha com comparação. Portanto, quem vê os ombros mais largos e um bumbum volumoso automaticamente achará a cintura fina.
Por isso, se você quer afinar a cintura, procure um educador físico ou treinador que entenda essa necessidade e faça um programa muito bem focado.
4. Afinar a cintura com prótese de silicone
A prótese de silicone também pode ajudar você a conquistar uma silhueta mais feminina e aparentar uma cintura fina.
Lembra que no último tópico nós falamos em aumentar visualmente outras regiões do corpo?
Uma dessas regiões é o tronco e você pode aumentar o volume dele colocando próteses de silicone.
Assim, mais uma vez, você gerará uma ilusão de ótica que faz com que a região do abdômen pareça mais estreita.
No caso da prótese de silicone, este efeito aparece tanto no contorno lateral quanto frontal.
Além disso, você já sabe que o volume proporcional nos seios também contribui para uma imagem mais feminina e sensual. As vantagens são enormes!
5. Afinar a cintura com procedimentos estéticos
Também não podemos nos esquecer de que os procedimentos estéticos estão aí para nos ajudar a conquistar nossos objetivos.
Portanto, existem inúmeras formas de reduzir a gordurinha da região abdominal e dos flancos, afinando a cintura.
Entre esses procedimentos nós temos criolipólise ou coolsculpting, lipocavitação, massagem modeladora, carboxiterapia, eletrolipólise…
Todos esses recursos podem ser muito úteis. Pesquise sobre eles para entender quais são mais ou menos invasivos, de acordo com suas necessidades.
Além disso, certifique-se de que você conseguirá complementá-los. Existem tratamentos, por exemplo, que quebram as paredes das células de gordura.
Porém, para que a gordura seja eliminada, você precisa fazer algum tipo de exercício ou ela será reabsorvida pelo organismo.
E se você prefere recorrer à cirurgia plástica, não podemos nos esquecer da lipoaspiração abdominal e dos flancos.
Porém, é importante você ter em mente que esses procedimentos auxiliam apenas na redução de gordura.
Assim, eles não corrigem uma cintura mais larga por uma questão estrutural, ou seja, porque os ossos do tronco deixam o contorno mais largo.
Portanto, mais uma vez, se o que você deseja é ficar com o corpo ampulheta ou violão, precisa aumentar visualmente as outras áreas que serão comparadas com a cintura.
Só assim você conseguirá ostentar por aí a famosa cinturinha de pilão.
E você, também tem vontade de afinar a cintura? Quais desses métodos você já tentou? Descobriu alguma novidade aqui no post?
Conta pra gente nos comentários!
Deixe um comentário