Muitas mulheres que sonham em aumentar os seios ainda não tiveram filhos. Por isso, uma das muitas dúvidas que elas têm é sobre a possibilidade de amamentar com prótese.
Será que a prótese dificulta ou impede a produção de leite? O silicone contamina o peito e causa algum dano ao bebê? Existe algum risco de a mulher não poder amamentar?
Porém, no post de hoje você vai descobrir que não precisa ter essas preocupações e nós vamos explicar exatamente o porquê.
Então se você também tem vontade de colocar silicone, mas ainda não aumentou os seios porque tem este receio, continue a leitura!
É possível amamentar com prótese?
A prótese de silicone, desde que colocada da forma correta, não impede e nem dificulta a amamentação.
Existem três posições em que o médico pode colocar o silicone: a subglandular, a submuscular e a dual plane.
Na posição subglandular, a prótese fica atrás da glândula mamária. Portanto, ela não interfere na produção do leite e nem na amamentação.
Se o médico colocar o silicone na posição submuscular, ele fica ainda mais atrás e longe da glândula mamária. Assim, ele não interfere no funcionamento deste órgão.
E finalmente existe a técnica dual plane, que os médicos não utilizam com tanta frequência.
Neste caso, a parte de cima da prótese fica atrás do músculo. No entanto, a parte inferior fica atrás da glândula mamária.
Para que você entenda melhor as duas principais posições, nós preparamos um infográfico bem explicativo. Clique aqui para ver.
Portanto, independentemente de qual dessas três técnicas o médico escolha, o silicone fica atrás da glândula mamária e não tem nenhuma relação com a produção de leite.
Além disso, é importante que você saiba alguns fatos sobre a relação entre silicone e amamentação:
O silicone não contamina o leite
A prótese é preenchida com gel de silicone de alta coesividade. Já a sua cobertura é uma concha feita com elastômero de silicone.
Porém, é importante destacar que este é completamente diferente do silicone industrial. Trata-se de uma substância pura, sem aditivos que possam fazer mal à saúde.
Portanto, muitos estudos já comprovaram que seu uso é seguro para seres humanos.
Assim, não existe nenhuma contaminação pelo silicone ou a troca de alguma substância que possa afetar o leite.
A composição do leite materno continua sendo exatamente a mesma, quer a mulher tenha prótese ou não.
O silicone não impede a produção de leite
O silicone também não impede que a mulher produza leite. Afinal, ele não retira e nem interrompe o funcionamento dos ductos mamários.
É importante você saber que cerca de 3% de todas as mulheres no mundo simplesmente não conseguem produzir leite.
Esta porcentagem não muda, tanto quando os estudos são feitos com mulheres sem prótese quanto com mulheres que colocaram silicone.
Portanto, quando uma mulher com prótese não consegue amamentar, este problema não está relacionado ao silicone.
A mulher que não consegue produzir leite tem uma condição chamada hipogalactia, que acontece quer ela coloque próteses ou não.
A incisão inframamária é ideal para quem quer amamentar com prótese
Embora a prótese não impeça a produção de leite, a mulher pode ter problemas para amamentar se o médico utilizou a incisão periareolar.
Afinal, neste caso, o cirurgião faz o corte em volta da aréola e, para abrir uma passagem até o local onde a prótese fica, ele corta vários ductos lactíferos.
Esses ductos são canais que levam o leite da glândula mamária, onde ele é produzido, até os mamilos, onde o bebê tem acesso.
Portanto, se esses ductos foram cortados, a mulher até produz leite, mas ele não chega ao bebê.
Atualmente, a maioria dos médicos não coloca silicone pela incisão periareolar. Eles preferem a incisão inframamária.
Porém, algumas mulheres colocam silicone depois de terem filhos e dizem, durante a avaliação, que não pretendem engravidar novamente.
Então, devido a alguma necessidade individual, o médico coloca a prótese com a incisão periareolar.
No entanto, algumas delas engravidam depois, seja acidentalmente ou porque mudaram de ideia, e não conseguem amamentar.
Muitas acreditam que a dificuldade surgiu devido ao silicone, mas a verdade é que a amamentação se tornou inviável devido ao tipo de incisão.
Assim, para mulheres que ainda pretendem engravidar ou não têm certeza quanto ao futuro, é ainda mais importante realizar a incisão inframamária.
Como garantir que será possível amamentar depois da prótese?
Nenhuma mulher, mesmo que não coloque prótese, tem a garantia de que vai conseguir amamentar.
Afinal, como já comentamos nos tópicos anteriores, algumas mulheres simplesmente não conseguem produzir leite.
Porém, para garantir que seus ductos lactíferos não serão interrompidos durante a cirurgia, você precisa consultar um cirurgião ou uma clínica que utilize práticas atualizadas.
Como já falamos, cirurgiões que utilizam técnicas modernas dão preferência ao corte abaixo da mama e não ao redor da aréola.
Portanto, nossa recomendação é que você procure uma clínica reconhecida no mercado, cujos profissionais se mantêm atualizados.
Neste caso, a escolha mais óbvia será a incisão inframamária, que não danifica os ductos lactíferos.
Assim, o médico só recomendará outras incisões caso você tenha alguma característica que contraindique outras possibilidades.
Quais são as outras vantagens da incisão inframamária?
Além de não interferir na amamentação, a incisão inframamária também oferece outras vantagens:
Permite a colocação de próteses maiores
O corte em volta da aréola tem um diâmetro limitado. Então, quando o médico faz a incisão periareolar, ele não consegue colocar próteses grandes.
Porém, a incisão inframamária permite que o médico coloque próteses de qualquer tamanho. O que muda é apenas o comprimento da cicatriz.
Possibilita uma cirurgia mais rápida
Quando o médico faz a incisão inframamária, é muito mais fácil acessar o local onde a prótese será colocada.
Assim, ele gasta menos tempo para dissecar os tecidos e abrir a loja, que é o espaço onde ele encaixará a prótese.
Esta incisão facilita até mesmo para controlar o sangramento, pois esta região não sangra tanto quanto outras áreas do corpo.
Esses e outros fatores tornam a cirurgia mais rápida, reduzindo o tempo de anestesia e até mesmo de recuperação da paciente.
Esconde a cicatriz
A mama tem uma dobra bem na região onde o médico faz a incisão inframamária. Portanto, a cicatriz praticamente não aparece.
Tanto o sutiã quanto a maioria dos biquínis escondem a cicatriz. Até mesmo sem roupa é difícil ver a marca do corte devido à dobra da mama.
Portanto, a menos que a mulher levante os braços e o próprio seio, ou que esteja em uma posição deitada em que as mamas sobem, a cicatriz ficará invisível.
Agora você já sabe que é possível amamentar com prótese e qual é o cuidado necessário ao escolher a incisão para colocar o silicone.
Então fique tranquila! Pode colocar sua prótese sem qualquer receio! Agende agora mesmo a sua avaliação e realize seu sonho de ter seios lindos!
Deixe um comentário