Já não é segredo que manter uma alimentação saudável é fundamental para uma boa cicatrização. Entre os recursos para uma cicatriz bonita e discreta está o uso da vitamina E no pós-operatório da cirurgia de prótese de silicone. Mas você já conhece os benefícios dela?
Então, fique atenta a este post. Você vai descobrir que a vitamina E é um nutriente incrível e que vale a pena colocá-lo no cardápio não só no pós-operatório, mas ao longo de toda a vida. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é a vitamina E?
A vitamina E é apenas o nome popular para um grupo de 8 substâncias (ou compostos) lipossolúveis que atuam no nosso corpo.
Uma vitamina lipossolúvel é aquela que se dissolve na gordura do corpo. Porém, para esse processo, ela também precisa de outras substâncias, como a bile e o sulco pancreático.
Qual é a importância da vitamina E?
No entanto, mais importante do que entender esse processo é saber qual é o efeito da vitamina E para o organismo.
A vitamina E é muito importante para que o sistema imunológico funcione corretamente. Também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e formação das células reprodutivas.
Porém, a vitamina E é ainda mais conhecida pelos benefícios que ela traz à pele. Ela é uma verdadeira aliada da beleza, e você vai entender o porquê no tópico a seguir.
Como a vitamina E contribui para a qualidade da pele?
A vitamina E tem o poder de combater substâncias que são consideradas os grandes vilões causadores de doenças e envelhecimento. Estamos falando dos radicais livres.
Mas o que são esses radicais livres? Como eles agem no organismo?
O que são radicais livres?
Todos os dias, o nosso corpo sofre uma série de agressões. Assim, a poluição, exposição indevida ao sol e principalmente alimentos inadequados nos fazem produzir radicais livres.
Os radicais livres são produzidos quando, dentro do organismo, uma molécula de oxigênio se combina com um elétron de alta energia. Quando isso acontece, eles formam um superóxido.
Esses radicais livres são moléculas muito instáveis e reativas. Enquanto estão no organismo, elas são capazes de destruir as células de vários dos nossos órgãos, inclusive da pele.
É devido a esses radicais livres que desenvolvemos uma série de doenças e envelhecemos. Portanto, seus efeitos são internos e externos, afetando a pele.
Como o corpo se defende dos radicais livres?
Felizmente, existem na natureza algumas substâncias que combatem os radicais livres. Assim, podemos contar com os antioxidantes.
Quimicamente falando, os antioxidantes conseguem compensar esse elétron desequilibrado. Eles neutralizam esse efeito como se desarmassem a “bomba” que os radicais livres representam.
A vitamina E é um desses oxidantes, sendo inclusive um dos mais poderosos neutralizadores de radicais livres.
Dessa forma, consumir a quantidade adequada de vitamina D desacelera o processo de envelhecimento. Assim, nosso corpo fica mais saudável e, externamente, ocorre uma melhora na qualidade da pele e dos cabelos.
Qual é a importância da vitamina E pós-silicone?
Quando falamos de qualquer procedimento estético, o consumo de vitamina E se torna ainda mais importante.
Afinal, a pele sofrerá uma lesão e precisará se recuperar. Assim, nesse momento, as propriedades da vitamina E podem acelerar esse processo.
Entenda o porquê!
A vitamina E pós-silicone ajuda a hidratar a pele
A vitamina E tem uma característica importante, que é o fato de ajudar a manter a hidratação da pele.
Portanto, para quem coloca silicone, ela é uma grande aliada. Sabemos que a pele se estica para receber a prótese. Então, a hidratação adequada contribui para evitar estrias.
Mas não é só isso. A hidratação também é importante para a própria cicatrização. Afinal, é natural que as bordas da incisão percam água, ficando mais ressecadas.
Porém, quando nós conseguimos melhorar a hidratação da pele, seja por meio da alimentação ou de outros recursos, as bordas colam uma na outra mais rápido.
Então, o uso de vitamina E pós-silicone é um dos hábitos que ajuda a acelerar a cicatrização.
A vitamina E pós-silicone ajuda a reconstituir as fibras
A vitamina E é eficiente não só para a hidratação, mas também para a sustentação da pele.
Essa substância estimula o corpo a produzir fibras elásticas e de colágeno. Assim, ela contribui para o fechamento da ferida e também para deixar a pele mais firme.
Como usar a vitamina E pós-silicone?
Existem diferentes formas de proporcionar a vitamina E que a pele precisa. Conheça as principais:
Alimentação
A primeira forma de usar a vitamina E pós-silicone é por meio da alimentação. Existem diversos alimentos ricos nessa substância, e eles são todos muito úteis no pós-operatório.
Veja alguns alimentos que vale a pena incluir no seu cardápio para aumentar a ingestão de vitamina E:
- castanha do Pará (ou castanha do Brasil)
- semente de girassol
- gergelim
- amêndoas
- nozes
- amendoim
- manteiga
- linhaça
- soja
- gérmen de trigo
- diversos alimentos vegetais, principalmente as verduras verde-escuras (couve, espinafre, agrião etc)
- carnes (especialmente fígado)
- ovos
- óleos
É importante destacar que a vitamina E não engorda. Porém, ela está presente em diversos alimentos bastante calóricos, como as carnes, óleos, castanhas e sementes.
Por isso, apesar de ser importante consumi-la, é fundamental incluir esses alimentos no cardápio com moderação.
Também vale a pena lembrar que, no pós-operatório do silicone, o ideal é consumir mais alimentos leves. Assim, as verduras verde-escuras são a melhor opção para aproveitar esse nutriente sem desequilibrar a balança.
Para não errar na dose, um nutricionista pode elaborar um cardápio rico nesse nutriente, mas sem exageros.
Cosméticos
Outra forma de proporcionar a vitamina E que a pele precisa é por meio de cosméticos.
Portanto, converse com seu médico sobre a possibilidade de ele indicar um creme hidratante com vitamina E em sua composição. Existem excelentes produtos no mercado.
Cápsulas e comprimidos
Finalmente, existem cápsulas e comprimidos com vitamina E. Porém, mais uma vez, é o médico quem receita a dose adequada para cada paciente, pois uma quantidade exagerada provoca intoxicação.
Entendeu a importância da vitamina E pós-silicone? Quer saber mais sobre alimentos e nutrientes que ajudam na cicatrização?
Então, continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre alimentação no pós-operatório.
Deixe um comentário