O procedimento para colocar silicone evolui a cada dia. Depois da evolução das próteses e das técnicas, chegou a vez de deixar a cicatriz ainda mais bonita e discreta. A cola cirúrgica é uma grande aliada para obter esse resultado.
Portanto, se até algum tempo atrás a única forma de fechar a incisão era a sutura (costura), agora a situação é outra!
Os médicos têm, além dessa opção tradicional, a possibilidade de finalizar o procedimento com cola cirúrgica. Mas será que essa escolha é vantajosa?
Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre esse tema.
O que é a cola cirúrgica e como é aplicada?
O produto chamado de cola cirúrgica é, na verdade, composto por dois elementos: uma fita e a cola, propriamente dita.
Portanto, o cirurgião primeiro coloca essa fita sobre o local da incisão. Depois, ele aplica a cola sobre a fita, que a princípio tem uma textura líquida.
Depois da aplicação, a cola se torna cada vez mais viscosa, passando por um processo de polimerização. Então, ela forma uma barreira que protege a cicatriz de contaminações e ainda estabiliza a região.
Quando o fabricante lançou a cola cirúrgica, o objetivo era usá-la para substituir a última camada de pontos. Portanto, ela reduziria o tempo da cirurgia.
Porém, muitos cirurgiões usaram a cola e perceberam que existe outra forma de ter um resultado ainda melhor. Eles fazem, sim, a última camada de pontos. Depois, eles acrescentam a cola, que protege a área da cicatriz e a deixa mais bonita.
Quais são os benefícios da cola cirúrgica?
Existem diversos benefícios que levam os médicos a indicarem a cola cirúrgica. Veja alguns deles:
1. Proteção da ferida operatória
A cicatriz fica coberta pela cola cirúrgica. Por isso, ela protege a área lesada, impedindo inclusive que a própria paciente mexa no local.
Portanto, a cicatriz fica em repouso, sem sofrer determinadas tensões que prejudicariam a reconstituição dos tecidos. Isso facilita uma boa cicatrização.
2. Aceleração do processo de cicatrização
Pense no seguinte: após o procedimento, o corpo faz um grande esforço para reunir os tecidos que foram separados pelo corte e colá-los novamente.
Porém, uma série de fatores causam tensão nessa região, dificultando esse processo.
Os tecidos de cada lado da incisão são afastados quando a paciente faz esforços, determinados movimentos ou mesmo quando ela ou outras pessoas tocam o local de forma inadequada.
Como a cola cirúrgica estabiliza a região, ela reduz o impacto dessas tensões sobre a cicatriz. Sem essa força contrária, a cicatrização se torna mais rápida.
3. Comodidade no pós-operatório
A cola cirúrgica impermeabiliza a região da incisão e dispensa o uso de curativos. Portanto, ela torna o cuidado pós-operatório mais prático.
Com a cola cirúrgica, a paciente simplesmente toma seu banho, coloca o sutiã compressor e está pronta.
Essa praticidade é ainda mais importante para a paciente que nem sempre tem pessoas disponíveis para ajudá-la a higienizar e trocar os curativos. Dessa forma, ela evita fazer movimentos inadequados para esse autocuidado.
Existem expectativas erradas quanto à cola cirúrgica?
Como esse é um tema ainda não tão conhecido, existem algumas expectativas equivocadas quanto à cola cirúrgica.
A primeira delas, que nós já comentamos, é o fato de que a cola permitiria colocar silicone sem os pontos.
Como você viu, a maioria dos médicos não trabalha desta forma. Eles fazem a última camada dos pontos, mas veem a cola como um recurso a mais para garantir uma excelente cicatrização.
Algumas pacientes, também por desinformação, acreditam que a cola é uma boa opção para evitar cicatrizes hipertróficas ou queloides.
No entanto, a cola não previne esses problemas. A tendência aos queloides é uma questão individual, que depende da genética da paciente.
Assim, para evitar esse problema, o médico pode tomar outros cuidados e realizar determinadas intervenções. A escolha acontece de acordo com a evolução da cicatriz e necessidades de cada paciente.
Finalmente, a terceira expectativa equivocada quanto ao uso da cola diz respeito à abertura dos pontos. Sozinha, a cola não evita essa complicação.
Tanto os pontos quanto a cola cirúrgica mantêm a cicatriz fechada por cerca de 15 dias. Afinal, esse é o período que o corpo precisa para começar a formar um tecido cicatricial, que cola as bordas da incisão e evita a abertura.
A cola é um dos cuidados que ajuda a manter essas bordas fechadas. No entanto, se a paciente não seguir as recomendações para o pós-operatório, pode haver abertura dos pontos.
Portanto, a cola cirúrgica não dispensa o repouso, o uso do sutiã cirúrgico, o esforço para dormir na posição certa e outros cuidados que a paciente precisa ter em relação à sua incisão.
O uso de cola pode trazer algum risco no pós-operatório?
A fita e a cola não fazem mal ao organismo. Portanto, elas não provocam um risco à saúde.
Porém, a cola nem sempre é adequada ao uso em regiões em que a cicatriz sofre muita tensão, ou seja, a movimentação natural do corpo, pressiona as bordas da incisão a se separarem.
Essas áreas são principalmente a virilha e o encontro das incisões que forma o T abaixo do seio, nas cirurgias para reduzir ou levantar as mamas.
Mas como você pode ver, nenhuma dessas áreas está relacionada à cirurgia para colocar silicone. Portanto, para essas pacientes seu uso é bastante seguro.
Afinal, existe vantagem em usar a cola cirúrgica?
Ao evitar a tensão sobre a cicatriz, a cola pode ser uma aliada para um bom resultado.
Isso é verdade especialmente quando a paciente tem alguma dificuldade de cicatrização. Nesse caso, a cola é um recurso adicional muito bem-vindo.
Porém, vale a pena lembrar que não é porque a paciente usa cola que ela pode se descuidar do pós-operatório. O repouso e o cuidado são tão importantes quanto esse recurso.
Se você tem dúvidas sobre colocar silicone com cola ou sem cola, a melhor alternativa é sempre perguntar o que o seu cirurgião indica.
Afinal, ele avaliará seu histórico médico e de cicatrização, a espessura e qualidade da sua pele. Assim, ele indicará a melhor opção para que você tenha uma cicatriz discreta e bonita.
Que tal tirar essa dúvida o mais rápido possível? Entre em contato com a nossa equipe, agende sua avaliação e descubra quais são as melhores opções para realizar seu sonho de ter seios fartos, firmes e lindos!
Deixe um comentário