Já imaginou realizar a cirurgia plástica dos seus sonhos e poder voltar plena para casa algumas horas depois do procedimento? Felizmente, essa realidade é cada vez mais comum graças a uma modalidade de atendimento chamada hospital-dia.
Mas talvez você esteja pensando: será que é seguro usar o hospital-dia no caso de uma cirurgia plástica? Isso é o que vamos contar neste post. Então, continue a leitura!
O que é o hospital-dia?
O hospital-dia é uma modalidade de atendimento médico que foi criada para atender pacientes que não precisam ficar no ambiente hospitalar por muito tempo.
À medida que os procedimentos médicos e anestesias evoluíram, percebeu-se que muitos pacientes não precisavam de um tempo tão longo de internação.
Devido a isso, clínicas, hospitais e médicos criaram essa modalidade de atendimento. Ela vai ao encontro das necessidades de pessoas que precisam ficar no máximo 12 horas em tratamento ou observação após a realização de um procedimento.
Que procedimentos cirúrgicos podem ser feitos no hospital-dia?
Existem muitos procedimentos que podem ser feitos em hospitais-dia. Alguns deles são exames que exigem que o paciente seja anestesiado. Um exemplo é a colonoscopia.
Porém, essa modalidade de atendimento tem se mostrado ainda mais vantajosa quando se trata de cirurgias de baixa complexidade. Assim, como os médicos costumam dizer, são procedimentos minimamente invasivos.
Portanto, muitos hospitais já realizam diversas cirurgias plásticas, dermatológicas, ginecológicas, ortopédicas e urológicas na modalidade de atendimento hospital-dia.
Entre as cirurgias que são geralmente realizadas na modalidade hospital-dia estão a vasectomia, a correção de hérnias, as varizes, a cirurgia de catarata, além de muitas outras.
Quando se fala em cirurgia plástica, também há opções que podem ser feitas no hospital-dia. Alguns exemplos são a otoplastia (correção das orelhas de abano), blefaroplastia (correção das pálpebras) e a mamoplastia de aumento, cirurgia de colocação de próteses de silicone.
Quais são as vantagens de um hospital-dia?
Na visão de muitos médicos e especialistas, a principal vantagem do atendimento na modalidade hospital-dia é a segurança para os pacientes. Entenda agora o porquê!
Curto tempo de permanência
Quando é possível realizar a cirurgia em um hospital-dia, o paciente retorna para casa muito rápido.
Portanto, uma mulher que coloca silicone, por exemplo, pode fazer o procedimento ao meio-dia, passar algumas horas em observação e ter alta tranquilamente no final da tarde.
Menor risco de infecção hospitalar
Mas por que é interessante voltar para casa tão rapidamente após um procedimento cirúrgico de baixa complexidade? A questão aqui está relacionada à segurança e à redução do risco de infecção hospitalar.
Afinal, quando se trata de um procedimento minimamente invasivo, o maior risco não está relacionado à cirurgia em si. O perigo é a possibilidade de contrair uma bactéria durante o tempo de internação no hospital.
Portanto, ao permanecer um curto tempo em observação após um procedimento cirúrgico no hospital-dia, o paciente fica menos exposto a bactérias que podem causar a infecção hospitalar.
No caso de um hospital-dia que realiza apenas cirurgias plásticas, esse é um risco ainda menor. Afinal, não existem pessoas internadas lá por outros motivos, como doenças infecciosas por exemplo.
Menor trauma emocional
Existem ainda pessoas que possuem trauma de hospitais. Afinal, trata-se de um ambiente considerado frio, que nem sempre traz lembranças agradáveis.
Já no hospital-dia, a paciente permanece em um ambiente muito mais aconchegante e acolhedor. Dessa forma, a experiência de passar por um procedimento feito nessa modalidade de atendimento, como colocar prótese de silicone por exemplo, pode ser completamente livre de qualquer tipo de trauma.
Redução nas complicações
Também não podemos nos esquecer que, ao voltar para casa no mesmo dia em que é feita a cirurgia, o paciente pode ficar próximo de sua família e assim pode contar com apoio durante toda a sua recuperação, sem que seja preciso que um familiar tenha que pernoitar como acompanhante no hospital.
Isso é especialmente importante para quem realiza a cirurgia de colocação de prótese de silicone. Ao obter ajuda da família, a mulher tem chances menores de descumprir o repouso e, em consequência, criar uma complicação no pós-operatório.
O que existe em um hospital-dia?
Um hospital-dia possui toda a estrutura que é necessária para oferecer segurança aos pacientes. Veja algumas dessas características:
Estrutura completa para cirurgias
O centro cirúrgico de um hospital-dia possui todos os equipamentos e estrutura essenciais para que o procedimento seja realizado de forma segura.
Além disso, o hospital-dia dispõe de instalações para permanência diurna, onde o paciente fica em observação apenas durante algumas horas.
Embora nesses procedimentos de baixa e média complexidade seja raro ocorrerem complicações, o hospital-dia precisa ter equipamentos para atender o paciente diante de possíveis intercorrências.
No Silicone Center, por exemplo, existe um leito de UTI reservado para essas situações. Porém, devido à segurança do procedimento, esse atendimento não costuma ser necessário.
Funcionalidade arquitetônica
Ao oferecerem a modalidade de atendimento hospital-dia, clínicas e hospitais se organizam para cumprir o objetivo proposto em um período curto.
Portanto, tudo já é previamente preparado para agilizar os procedimentos. A sinalização, a disposição dos ambientes e dos equipamentos possibilitam um atendimento muito rápido e eficiente.
Toda essa organização permite que as pessoas não percam tempo no hospital. No entanto, todas as normas que garantem a segurança do paciente são rigidamente cumpridas.
É seguro colocar silicone nessa modalidade de atendimento?
Sim, o a cirurgia para colocação de prótese de silicone é extremamente segura, como já dissemos em várias ocasiões. Afinal, é um procedimento rápido e, na maioria das vezes, o médico usa apenas a anestesia local e um sedativo para que a paciente possa dormir durante a cirurgia.
Portanto, esse é um dos melhores tipos de procedimentos para ser feito na modalidade de atendimento hospital-dia. A paciente sai do centro cirúrgico rapidamente, permanece em observação por algumas horas e está pronta para voltar para casa e seguir com a sua recuperação.
Rápida, segura e eficaz. Existe combinação melhor para uma cirurgia plástica? Não! Por isso, uma clínica que oferece o atendimento na modalidade hospital-dia é a melhor opção para fazer sua cirurgia com tranquilidade e sucesso.
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, deixe sua pergunta aqui nos comentários e nós responderemos com todo prazer!
Deixe um comentário