Tão importante quanto a estética das mamas é a funcionalidade dessa região. Por isso, é comum as mulheres perguntarem se o silicone nos seios tira a sensibilidade, prejudicando a vida sexual e a amamentação. Afinal, a busca pelos seios perfeitos significa querer estar bem com o corpo, mas também, em plena saúde.
Esta é apenas uma entre tantas outras dúvidas que pairam na cabeça de muitas mulheres que desejam se submeter a esse procedimento estético. O mais importante antes de tomar qualquer decisão, sobretudo, é buscar todo e qualquer tipo de informação sobre o assunto.
Então, se você também tem esta e outras dúvidas em relação a este tema, não perca o post de hoje. Você vai entender tudo o que acontece durante a cirurgia, se ela pode realmente afetar a sensibilidade e se isso pode ser permanente. Acompanhe!
Como a cirurgia para colocar silicone afeta os seios?
Atualmente, a maioria das mamoplastias de aumento são feitas utilizando a técnica subglandular. Isso significa que a prótese é colocada entre a glândula mamária e o músculo.
Além disso, a incisão mais utilizada é a inframamária, ou seja, um corte no sulco que fica abaixo da mama, de forma muito discreta.
No entanto, além do corte externo, o médico também faz uma incisão para abrir o local onde a prótese será colocada, atrás da glândula mamária. Por isso, como é o lugar onde o implante ficará alojado, esse espaço é chamado de loja.
Nesse processo, é natural que o médico corte os tecidos que fazem parte da mama e também os nervos que ficam nessa região.
Assim, a interferência nos nervos interrompe a comunicação entre o que acontece na pele e o estímulo que chega ao cérebro. Dessa forma, pode haver alterações na sensibilidade.
Mas calma! Nas próximas linhas, você vai entender como funciona essa interrupção. E claro, se ela é temporária ou permanente. Vamos adiante?
Silicone nos seios tira a sensibilidade das mamas?
Por todas essas razões, muitas vezes colocar silicone nos seios tira a sensibilidade da região. Porém, é importante destacar que essa alteração costuma ser parcial, ou seja, não é uma perda, e sim uma redução das sensações na área das mamas e aréolas.
Além disso, geralmente essa perda da sensibilidade é temporária. Na maioria das vezes, ela retorna progressivamente e, entre 6 e 18 meses após a realização da cirurgia, a região volta ao normal. Por isso, você não precisa entrar em desespero, ok?
Veja, a redução na sensibilidade pode ser maior ou menor em cada caso. Isso realmente pode variar. Assim, em algumas mulheres, a própria anatomia da paciente favorece ou prejudica a manutenção da sensibilidade.
Além disso, o tamanho das próteses e a extensão da incisão podem trazer um impacto maior sobre os nervos. Consequentemente, a intensidade das sensações também pode ser mais ou menos afetada. Percebe como são vários os fatores envolvidos?
Ah e tem mais: como cada ser humano é único, as reações também podem variar bastante. Da mesma forma que há mulheres que têm sua sensibilidade reduzida, outras percebem uma hipersensibilidade nas mamas e nas aréolas.
Assim, as aréolas podem coçar, apresentar irritação ao toque (até mesmo do sutiã) e as mamas ficarem um pouco mais doloridas que o normal. Porém, assim como a insensibilidade, a hipersensibilidade também é temporária e tende a regredir. Então, não há motivo para pânico, muito menos adiar sua cirurgia por conta disso.
O que fazer para melhorar a sensibilidade das mamas?
O primeiro passo para não perder ou melhorar a sensibilidade das mamas é escolher a prótese de tamanho adequado. Afinal, silicones exagerados tendem a acentuar o problema. Claro que essa será uma decisão tomada em conjunto com o seu cirurgião. Portanto, lembre-se disso na hora da escolha, certo?
Além disso, depois da cirurgia, a sensibilidade pode ser melhorada com massagens nas mamas. O toque suave, delicado e diário consegue acelerar a recuperação da comunicação entre os nervos da pele e o cérebro, que passa a responder melhor a esses estímulos. A drenagem linfática pode ser, inclusive, uma forte aliada neste processo.
Portanto, mesmo que a curto prazo você tenha algumas sensações diferentes durante o sexo, essa condição tende a passar. A mamoplastia de aumento também não prejudica a amamentação, desde que o médico use técnicas apropriadas para a mulher em idade fértil. Isso, na verdade, tornou-se quase que um tabu em torno da cirurgia. Mas a verdade é que o procedimento de implante mamário em nada impacta na funcionalidade dos seios.
Quando uma mulher apresenta dificuldade na produção de leite, geralmente está relacionado com as glândulas mamárias. Ou seja, o que pode interferir nesse aspecto é se a mulher possui glândulas mamárias suficientes para a produção do leite.
E se o problema for a hipersensibilidade?
Assim como a redução ou falta temporária de sensibilidade pode afetar as mamas após a cirurgia, o contrário também pode acontecer, o que chamamos de hipersensibilidade, como adiantamos acima. Porém, como dissemos, na maioria das vezes são casos isolados ou temporários.
A hipersensibilidade pode acontecer logo após a cirurgia, quando o efeito da anestesia se encerra, ou passados alguns dias do procedimento. É natural, portanto, que possa haver sensibilidade nas mamas, em especial na região das aréolas. Isso tende a amenizar com o passar do tempo até que tudo volte à normalidade.
Agora, se você notar uma hipersensibilidade fora do comum, o ideal é que você busque orientação do seu cirurgião. Somente ele poderá determinar quais ações tomar.
De modo geral, o problema é facilmente resolvido com medicação e analgésicos específicos. Por isso, não precisa entrar em pânico. O mais importante é que você mantenha os cuidados que foram passados pelo médico durante o pós-operatório.
Gostou do post? Tirou suas dúvidas sobre a sensibilidade das mamas depois de colocar silicone? Quer saber mais sobre essa cirurgia? No nosso Blog você encontra todas as informações sobre a cirurgia de prótese de silicone. Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa para alcançar o que você tanto busca.
E se você não quiser perder nenhum detalhe, basta nos seguir no Facebook e Instagram. Em ambos os canais publicamos periodicamente conteúdos exclusivos. Fique atenta!
Deixe um comentário