A adolescência já é uma fase suficientemente complicada da vida, não é mesmo? Além da descoberta de um novo corpo e da própria identidade, um conflito adicional pode ser agregado quando as mamas não crescem, o que faz muitas meninas sentirem o desejo de colocar silicone nos seios ainda muito jovens.
Mas será que essa é a melhor opção para solucionar o problema nesta idade? Neste post, você vai descobrir a resposta para esta e outras perguntas sobre o universo teen feminino e seus anseios com as mamas. Então, continue a leitura para saber mais sobre o tema!
Silicone nos seios: quando colocar?
A demora para o desenvolvimento dos seios pode trazer muita frustração para uma adolescente. Afinal, tudo que ela mais quer é dissociar sua imagem atual da figura de uma criança, mas, na visão dela, o corpo continua infantilizado. Normalmente, este sentimento vai se diluindo conforme ela vai se desenvolvendo e ganhando mais corpo. Mas nem todos os casos são assim.
Isso porque, muitas meninas se desenvolvem e crescem, mas os seios seguem como antes. Logo, a frustração também continua latente, uma vez que todo o corpo se desenvolveu, mas as mamas não.
Além disso, nesse período da vida a comparação com as pessoas em volta é inevitável. Afinal, as garotas mais populares e que fazem o maior sucesso entre os garotos no Ensino Médio, geralmente são aquelas que têm um corpo já bem formado e seios chamativos ou volumosos.
No entanto, apesar de toda a frustração que a ausência dos seios pode causar, os médicos são unânimes. A mamoplastia de aumento deve ser feita só depois que o desenvolvimento das mamas estiver completo.
Mas quando isso de fato acontece? Nós vamos te explicar nas próximas linhas.
Desenvolvimento das mamas: quanto tempo demora?
Tanto o início do desenvolvimento das mamas quanto o tempo necessário para que elas cheguem ao tamanho final varia de acordo com cada pessoa.
Assim, enquanto algumas meninas iniciam esse desenvolvimento aos 8 ou 9 anos de idade, outras só começam esse processo aos 12 ou 13 e isso é perfeitamente normal.
Além disso, a própria velocidade do processo também é variável. Entre o início do desenvolvimento das mamas e seu tamanho final, algumas meninas esperam por 5 anos. Em outras, esse período pode chegar a 9 anos.
Portanto, em linhas gerais não é possível determinar uma idade certa para esse desenvolvimento e nem quanto tempo isso pode levar. Realmente será uma transformação de indivíduo para indivíduo.
Seios pequenos na adolescência: o que fazer?
O desenvolvimento dos seios não está relacionado apenas ao crescimento dessa região do corpo. Ele é uma parte de um processo maior, que é a maturação do corpo feminino e como ela se enxerga nele. É uma fase muito importante de transição e de reconhecimento físico.
Então, se a menina chega aos 13 anos e ainda não tem nem mesmo o espessamento do tecido da mama, é muito importante procurar o médico para se certificar de que este processo esteja dentro do esperado.
Depois de exames, ele definirá se há um problema e se isso acontece devido ao desenvolvimento tardio ou se existem outros fatores hormonais e orgânicos interferindo no processo de maturação.
Porém, isso não significa que o médico colocará prótese de silicone em uma menina de 13 anos. Ela será encaminhada ao tratamento mais adequado para cuidar de sua saúde e desenvolvimento como um todo.
Silicone nos seios na adolescência: posso colocar?
Especialistas afirmam que colocar silicone na adolescência não é a melhor alternativa. Na maioria das vezes, exceto em casos muito específicos, eles recomendam a espera até os 18 anos, idade em que corpo está quase totalmente desenvolvido.
No entanto, em determinadas situações eles percebem que realmente a adolescente já pode fazer a cirurgia aos 16 ou 17 anos. Porém, para isso, ela precisa da autorização dos responsáveis legais.
Além disso, não é só o cirurgião plástico que participa dessa decisão. Antes é necessário consultar também o pediatra e, em muitos casos, um psicólogo.
Isso porque, é muito importante fazer uma avaliação criteriosa para não correr o risco de, depois que o silicone for colocado, a adolescente tenha um desenvolvimento tardio das mamas. Nesse caso, ela ficaria com seios de tamanho exagerado, o que poderia causar uma série de transtornos físicos e também mentais.
Pós-operatório na adolescência
Outra ponto importante de se avaliar é com relação a um eventual pós-operatório na adolescência. Isso porque esse é um período determinante para o sucesso do procedimento como um todo.
Porém, sabemos que nesta idade dificilmente os jovens conseguem ficar parados por muito tempo ou seguindo recomendações, como por exemplo, o de não levantar os braços por algumas semanas e nem realizar atividades que exijam muito esforço físico.
Também por isso a recomendação dos especialistas é de esperar para que a menina esteja mais madura psicologicamente para a cirurgia. Afinal, é preciso estar claro para ela a importância dos cuidados pós-cirurgia.
Finalizando
Entendeu por que os médicos não recomendam colocar silicone nos seios durante a adolescência? Ainda que possa realmente ser um grande incômodo para as jovens o fato das mamas serem muito pequenas, é preciso aguardar o momento certo para avaliar a possibilidade do silicone.
Uma cirurgia plástica requer muita pesquisa, certeza da decisão, bons profissionais envolvidos e uma clínica segura e experiente para a realização do procedimento. Por isso, pais, orientam as suas filhas a esperarem pelo momento certo. Pois, assim que ele chegar, nós do Silicone Center estaremos prontos para contribuir para a realização desse sonho. Conte com a gente!
Agora que você já sabe tudo sobre silicone na adolescência, quer saber mais sobre o desenvolvimento das mamas? Então, continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse assunto. Temos certeza que você vai curtir.
Você também pode acompanhar os conteúdos inéditos e exclusivos que postamos em nossas redes sociais. Facebook e Instagram. São canais que te ajudarão a obter informações e falar com pessoas que já nos conhecem e foram nossos pacientes. Fique à vontade para ver mais de perto o nosso universo do silicone. E, claro, seja muito bem-vinda!
Deixe um comentário