Depois de toda e qualquer cirurgia, seja ela plástica ou não, sempre há um processo de recuperação, que requer cuidados e atenção para que todo o processo corra bem.
Nesse período, é comum as pacientes lidarem com alguns pequenos incômodos, como inchaço, manchas roxas ou ainda um pouco de dor na região operada.
É natural, portanto, que entre todos os incômodos da fase do pós-operatório, também seja identificada a dor na mama após mamoplastia, por exemplo.
Mas até que ponto a dor na mama pode ser normal depois de colocar a prótese de silicone?
Se você tem essa e outras dúvidas sobre o assunto, fique tranquila, pois é exatamente isso que você vai descobrir neste post.
Então, continue a leitura e saiba se o seu pós-operatório está acontecendo normalmente ou se é hora de procurar o seu médico. Vamos lá?
Quais são os desconfortos do pós-operatório?
Provavelmente, o pós-operatório da mamoplastia seja um dos mais tranquilos entre todas as cirurgias plásticas. Tanto é verdade que em poucas semanas a paciente consegue voltar a sua rotina normal sem grandes preocupações.
No entanto, como houve uma incisão externa e a abertura de uma loja interna (lugar onde a prótese é colocada), o organismo passa por um processo de recuperação.
Por isso, ainda que seja uma cirurgia relativamente tranquila, todos os cuidados precisam ser tomadas para evitar qualquer imprevisto.
Então, nesse processo, é natural que a paciente tenha alguns incômodos típicos de qualquer cirurgia.
No caso específico da mamoplastia de aumento, os seios ficam inchados, aparecem algumas manchas roxas na região do corte e as mamas ficam doloridas.
Porém, esse incômodo é amenizado com o uso de medicamentos, durante o período estabelecido pelo médico. Dessa forma, as dores e o desconforto são minimizados, tornando o pós-operatório do silicone muito tranquilo.
Além disso, é importante saber que a técnica utilizada durante a cirurgia faz toda a diferença neste processo. Por exemplo, quando a prótese de silicone é colocada atrás do músculo, a tendência é que a região fique mais dolorida.
Afinal, nesse caso não é apenas a pele que precisa se esticar. Também foi necessário descolar o músculo dos ossos peitorais para colocar a prótese neste espaço.
Então, o processo de adaptação é um pouco mais doloroso, ainda assim dentro da normalidade e do esperado da cirurgia.
Por isso, não é necessário ter medo. Em primeiro lugar, a maioria das próteses são colocadas acima do músculo e, mesmo que você precise colocá-las na posição submuscular, o que vai depender da avaliação do seu cirurgião, os remédios estão aí para minimizar o seu desconforto!
Quando se preocupar com as mamas doloridas?
A sensibilidade à dor é muito variável de pessoa para pessoa. Portanto, enquanto uma paciente faz a mamoplastia de aumento e não sente quase nada, outras podem achar o pós-operatório um pouco mais doloroso.
No entanto, se você retorna ao médico nos dias indicados por ele, dificilmente haverá motivos para preocupação.
Nessas consultas de retorno, o profissional avaliará se a evolução do seu pós-operatório está acontecendo dentro do previsto.
Porém, se mesmo retornando ao médico e seguindo todas as orientações para o pós-operatório (uso do sutiã cirúrgico, repouso, evitar esforços) você ainda sentir dor, é importante ficar atenta a alguns sinais de alerta.
Algumas complicações a curto prazo podem acontecer. Uma delas é a infecção na região da cirurgia. Apesar de raro, os sintomas desse problema são febre, vermelhidão nas mamas e presença de secreção.
Por isso, o mais indicado é que havendo qualquer sinal como os citados acima, o cirurgião precisa ser contatado.
Isso porque, ele é o especialista que vai saber determinar o que é, como ocorreu e como tratar eventuais intercorrências.
Além disso, embora aconteça em pouquíssimos casos, a médio ou longo prazo a paciente pode ter outra complicação, que é a rejeição da prótese de silicone. Alguns sinais desse problema são:
- seio mais rígido que o normal, que fica firme ao toque;
- perda do formato inicial, com o surgimento de assimetrias;
- ondulações na superfície da prótese;
- agravamento da dor.
Portanto, se você começar a perceber esses sinais, é muito importante procurar o médico. Ele examinará os seus seios, solicitará alguns exames de imagem e, se o problema for constatado, indicará a melhor solução.
Dor nas mamas depois de anos da cirurgia: o que pode estar acontecendo?
Quando a paciente possui prótese de silicone há anos e começa a sentir dores na região, isso pode indicar uma contratura capsular.
Ainda que extremamente raro, isso pode ocorrer após um processo de encapsulamento da prótese, que é quando, por meio de uma inflamação, o organismo rejeita o que para ele é um corpo estranho.
Além da dor na mama, a mulher também pode identificar alterações no formato e endurecimentos das mamas.
Ainda assim, esse problema não tem nenhuma relação com a qualidade da prótese ou erro médico. Trata-se de uma reação natural de cada indivíduo.
De modo geral, o encapsulamento ocorre em apenas uma das mamas, mas também pode ocorrer nas duas.
Contudo, os números de casos de contratura capsular registrados são muito baixos, o que demostra que mesmo com o passar dos anos a prótese de silicone ainda é segura para o corpo.
Finalizando
Entendeu que as mamas doloridas são normais no pós-operatório, mas que é preciso ficar atenta aos sinais de que é hora de buscar ajuda médica? Quer saber mais sobre essa cirurgia plástica?
Então, siga nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar nossas publicações e não perder nenhuma novidade sobre a cirurgia para aumentar os seios!
Aqui em nosso Blog, nós também publicamos conteúdos periódicos sobre o assunto que vão te ajudar a realizar o seu sonho da forma mais leve e natural possível. Fique atenta!
Agora, se você já sabe bem sobre o assunto e quer marcar uma consulta com um de nossos especialistas, basta clicar no banner abaixo para receber uma ligação.
Teremos o maior prazer em te ajudar a alcançar o que você busca e aumentar a sua autoestima. Conte com o Silicone Center.
Deixe um comentário