Para a maioria das mulheres, colocar a prótese de silicone é a realização de um sonho. Porém, logo após a cirurgia, elas ficam em dúvida sobre algumas situações bastante comuns no pós-operatório, como as mamas inchadas ou o bico do seio dolorido.
Por isso, consideramos importante ajudá-la a entender o que acontece no pós-operatório e quais são as reações normais no corpo. Dessa forma, você ficará mais tranquila e também saberá qual é o momento de buscar ajuda.
Preparada para entender o que causa o inchaço nas mamas e quando ele é normal? Então, continue a leitura!
Por que é normal ficar com as mamas inchadas após o silicone?
O acúmulo de líquido é uma reação de defesa do organismo. Quando o corpo entende que foi agredido por um corte, um esfolado, atrito ou mesmo uma pancada, ele produz inchaço.
Então, o acúmulo de líquido como mecanismo de defesa pode ser visto em diversas situações. A bolha feita no pé quando usamos o sapato apertado é um dos exemplos.
Portanto, quando você coloca prótese de silicone, é exatamente isso que acontece. Existe um pequeno corte externo e outro maior, feito no lugar onde a prótese fica alojada.
Para que o tecido onde aconteceu a incisão se recupere, o corpo dispara todo um mecanismo que leva sangue, nutrientes e oxigênio para as células. Nesse processo, ocorre uma liberação de líquidos para o espaço extracelular, gerando o edema (inchaço).
Quando se preocupar com as mamas inchadas?
Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar com o inchaço ou mesmo com o bico da mama dolorido. Ele desaparece naturalmente. Assim, no primeiro mês, a mudança será significativa.
Depois desses primeiros 30 dias, o edema desaparece gradualmente. A mama ainda pode mudar de tamanho e formato ao longo de 6 meses.
No entanto, durante esse período você terá algumas consultas com o médico. Assim, ele acompanhará a sua evolução no pós-operatório e avaliará se a sua situação é normal ou se precisa de outros cuidados.
Porém, em alguns casos o inchaço não passa ou vem acompanhado de outros sinais, como o bico do seio doendo. Se isso acontecer, é necessário buscar orientação médica. Veja quais são alguns desses sintomas.
Dor na mama queimação
Dores nas mamas, coceira e queimação também podem acontecer logo após a mamoplastia de aumento. No entanto, a maioria das mulheres não relata esse tipo de problema. Elas costumam dizer que tiveram um incômodo.
A coceira e a queimação também podem surgir, porque a cirurgia e o processo de cicatrização mexem com as terminações nervosas do seio. Porém, se a dor for aguda, é melhor procurar um médico.
Bico do seio dolorido
Mais uma vez, esse é um sinal que pode ou não aparecer. Algumas mulheres não têm nenhuma alteração nas aréolas, outras perdem a sensibilidade temporariamente.
Porém, algumas poucas pacientes relatam que o bico do seio ficou mais sensível e dolorido. Isso pode acontecer como resultado do processo de cicatrização, mas não é a regra.
Se esse sintoma persistir ou se o incômodo for muito grande, vale a pena conversar com o cirurgião.
Agulhadas nas mamas
Para algumas mulheres, o processo de cicatrização pode apresentar esses sinais. No entanto, essa não é a regra. O período de recuperação costuma ser indolor.
A tendência é que, caso a mulher tenha dores e pontadas, esses sinais desapareçam em alguns meses.
Endurecimento das mamas e assimetria
O endurecimento das mamas já é um sinal mais preocupante. Ele pode ser um dos sintomas de rejeição da prótese. Por isso, caso você perceba que a mama está ficando rígida, é importante ir ao médico e fazer os exames solicitados.
A assimetria é normal logo após a cirurgia. Cada mama tem uma velocidade e um processo de recuperação diferente.
Então, durante esse período, um dos seios pode desinchar mais rápido que o outro, por exemplo. Também é relativamente comum uma prótese descer mais lentamente que a da mama do outro lado.
No entanto, se depois do resultado definitivo você perceber que as mamas estão ficando diferentes, também é válido conversar com o cirurgião plástico.
Ele pedirá exames para verificar se está acontecendo uma contratura capsular e indicará a melhor forma de solucionar o problema.
Entendeu por que é normal ficar com as mamas inchadas após a mamoplastia e quando a paciente deve se preocupar com esse sintoma? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
Deixe um comentário