A saúde dos seios é ainda mais importante que sua beleza. Por isso, toda mulher precisa fazer um acompanhamento médico periódico, que permita detectar precocemente qualquer alteração nas células das mamas. Mas o que acontece depois de colocar prótese de silicone?
Será que a mulher turbinada precisa incluir outros exames ou sua rotina de prevenção é exatamente igual à das outras mulheres? É isso que você vai descobrir agora!
Exames recomendados depois de colocar prótese de silicone
A maioria dos exames feitos pela mulher turbinada são os mesmos que fazem parte da rotina de prevenção de qualquer outra paciente. Afinal, quando o assunto é a saúde das mamas, todas as mulheres precisam fazer a mesma prevenção. O que pode mudar é a forma de realizar o exame, devido à presença das próteses. Alguns procedimentos, além de diagnosticar eventuais doenças, também passam a servir para verificar a integridade das próteses.
Saiba que exames são esses:
Mamografia
Esse é um procedimento feito com o objetivo de detectar possíveis nódulos ou anormalidades nas mamas. A recomendação é que seja realizado anualmente.
A mulher com prótese pode fazer a mamografia normalmente. Na hora do exame, ela só precisa avisar o profissional que opera a máquina. Assim, ele ajustará a posição e a pressão do equipamento para conseguir um resultado perfeito.
Ultrassonografia das mamas
Esse exame também costuma ser pedido anualmente pelos ginecologistas. Ele tem duas funções: a primeira é identificar possíveis nódulos que nem sempre aparecem na mamografia.
A segunda função do exame é identificar se existe qualquer tipo de alteração nas próteses de silicone. Portanto, ele mostra o estado delas e pode ser pedido quando a paciente ou o médico suspeitam de alguma anormalidade ou quando ela sofreu um impacto muito forte no peito, como em um acidente de carro, por exemplo.
Ressonância magnética
O equipamento usado para fazer a ressonância magnética gera um campo magnético por radiofrequência. Dessa forma, ele gera uma imagem dos órgãos avaliados, que nesse caso são os seios.
A ressonância magnética fornece uma série de imagens extremamente detalhadas. Por isso, trata-se do exame mais preciso para analisar o estado das próteses de silicone.
Esse é um exame menos comum. Geralmente, os médicos pedem que as mulheres turbinadas passem por essa avaliação a cada cinco anos.
Quando começar o acompanhamento depois de colocar próteses de silicone
Como você pode perceber, alguns desses exames têm o objetivo de mostrar a saúde do tecido mamário. Por isso, eles fazem parte da rotina de cuidados de qualquer mulher, mesmo as que não turbinaram os seios.
No caso da mulher turbinada, eles também mostram se a prótese de silicone está íntegra.
Por isso, o ideal é voltar ao seu ginecologista no período recomendado por ele. Assim, as mulheres fazem um acompanhamento anual e o médico naturalmente as encaminha para esses e outros exames.
Também é importante destacar que o cirurgião plástico deve ser procurado se você perceber alterações na sua prótese. Então, marque uma consulta caso perceba o seio endurecido, assimetrias, deslocamento ou enrugamento da pele.
Nesses casos, ele fará uma avaliação clínica e, se necessário, a encaminhará para realização de exames.
A revisão do implante é necessária?
A questão principal não é a prótese em si, e sim a mama. Afinal, é natural que o corpo crie um revestimento em volta do implante para isolá-lo dos tecidos do seio.
No entanto, em algumas mulheres essa reação é exagerada, formando uma cápsula muito grossa. Ela pressiona a prótese, podendo causar a ruptura.
Então, a revisão ajuda a identificar essa situação e corrigir o problema antes que ele cause outros transtornos.
Com que frequência devo fazer a revisão?
Não existe um período definido para a frequência dessas revisões. Afinal, a saúde das mamas é influenciada por vários fatores, incluindo hábitos e predisposição genética.
Portanto, logo após a prótese, os médicos costumam orientar a revisão depois de três anos. Então, após essa primeira avaliação, eles solicitam a repetição a cada dois anos.
Porém, essa frequência pode mudar de acordo com as necessidades e características de cada mulher. Em alguns casos, o intervalo chega a 5 anos. Em outros, é necessário voltar ao médico anualmente.
Como seu médico conhece o seu histórico clínico e familiar, o melhor profissional para indicar a frequência é ele. Então, siga sempre as orientações dele.
Existem outras situações que exigem a revisão do implante?
Sim. Apesar de as próteses serem extremamente resistentes, elas não são indestrutíveis. Além disso, como já dissemos, o corpo pode apresentar reações individuais que precisam de acompanhamento.
Então, quando alguma situação colocou sua prótese em risco, procure o médico. Marque uma consulta mesmo que não sinta nada caso sofra algum acidente sério, uma queda ou uma pancada forte.
Além disso, se você apresenta algum dos seguintes sintomas, procure o médico para uma avaliação:
Dores na mama
Se você tiver uma dor na mama, procure seu cirurgião plástico. Isso não significa que você está com um problema na prótese, mas é importante que ele avalie seu implante.
Após fazer os exames, se você tiver um problema com a prótese, ele apresentará a solução. Se o problema não for com o implante, você precisará buscar um mastologista.
Enrijecimento dos seios
A mama com silicone tem a consistência de um seio natural. Portanto, se os seus seios começaram a ficar endurecidos, busque avaliação médica.
O cirurgião plástico avaliará se você está sofrendo de contratura capsular. Dependendo do nível, há tratamentos com remédios, compressas e massagens. Em outros casos, a prótese precisa de substituição.
Mudanças no formato
Finalmente, um sinal de que a mama com prótese precisa de uma avaliação é a mudança no formato ou em sua altura. Às vezes, aparece até mesmo uma assimetria entre as mamas.
Nesses casos, existe a possibilidade de um diagnóstico de contratura capsular ou de um deslocamento. Então, procure seu cirurgião para que ele verifique e proponha a melhor solução para esse problema
Finalizando
Entendeu quais são os exames de acompanhamento depois de colocar prótese de silicone? Quer saber mais sobre a cirurgia? Então, confira o manual completo que está aqui no nosso blog!
Navegando por aqui, você também vai encontrar outros artigos sobre o universo da prótese de silicone. Eles vão te ajudar a obter informações sobre o procedimento e sanar todas as suas dúvidas.
Além disso, você também pode obter dicas e conhecer as novidades da cirurgia em nossos canais nas redes sociais Facebook e Instagram. Em ambos os espaços procuramos responder as principais perguntas sobre o assunto. Curtiu? Então, seja muito bem-vinda ao Silicone Center.
Deixe um comentário