Já imaginou a possibilidade de turbinar os seios sem ficar com nenhum tipo de cicatriz nas mamas? Seria incrível, não é mesmo!? Saiba que não são poucas as mulheres que têm esse sonho, e por isso os médicos desenvolveram uma técnica que pode colocar a prótese por meio da incisão axilar.
Mas se você ainda não sabe como esse tipo de incisão é feita e também quais são suas vantagens e desvantagens, não perca este post que preparamos. Vamos explicar tudo o que você precisa entender sobre essa técnica. Confira!
O que é incisão axilar?
Esse tipo de incisão se trata de uma técnica utilizada na mamoplastia de aumento em que o médico insere a prótese por meio de um corte feito exatamente na dobra natural das axilas.
Por isso, ela também recebe o nome de incisão transaxilar. Então, com um instrumento conhecido como retrator, o cirurgião abre um espaço que vai até a região entre a glândula mamária e o músculo peitoral. Nessa abertura, também chamada de loja, ele insere e posiciona a prótese de silicone.
Quais são as vantagens da incisão axilar?
A principal vantagem dessa da técnica de incisão axiliar é o fato de que ela não deixa qualquer cicatriz aparente no seio. Por esse motivo, algumas mulheres acreditam que ela é a melhor opção na hora de colocar silicone.
Quais são as desvantagens da incisão axilar?
Porém, mesmo com essas vantagens, a incisão axilar é uma técnica pouco utilizada hoje em dia. Entenda as razões para isso nos tópicos abaixo:
Desvantagens da incisão axilar durante a cirurgia
Primeiramente, para o próprio médico esse procedimento é um pouco mais complicado do que os demais.
O corte nas axilas não proporciona um acesso fácil à região das mamas, como acontece na incisão inframamária.
Então, para que o médico consiga inserir a prótese, ele precisa abrir um verdadeiro túnel entre a axila e a mama.
Para isso, eles usam até mesmo instrumentos cirúrgicos específicos e manobras especiais.
Além dessa distância entre o corte e o local de colocação do implante ser maior, existe ainda outra dificuldade.
A incisão axilar não permite que o cirurgião plástico coloque as próteses exatamente onde deseja, o que exige um grande cuidado.
Por esse motivo, geralmente a incisão axilar é feita por profissionais especializados nessa técnica.
A duração do procedimento também é maior, devido a essas dificuldades. Outro ponto importante é o modelo e tamanho da prótese utilizada. Para que a cicatriz nas axilas não fique muito grande, esse tipo de cirurgia só é indicada para quem deseja colocar um volume intermediário.
Portanto, essa forma de incisão exclui aquelas mulheres que desejam seios realmente turbinados e por isso precisam de um implante maior.
Desvantagens da incisão axilar após a cirurgia
A primeira desvantagem da incisão axilar no pós-operatório está relacionada ao posicionamento dos braços e cuidados para que evitar o rompimento dos pontos Contudo, esse é um transtorno temporário. Como já falamos várias vezes aqui no blog, a recuperação desse procedimento é muito rápida. Assim, em pouco tempo a paciente poderá fazer tudo que deseja. O problema maior, segundo as próprias mulheres que já colocaram silicone por meio da incisão axilar, é a própria cicatriz. Por mais que não haja qualquer marca nas mamas, o sinal do corte ficará sempre visível nas axilas. Assim, elas aparecem quando a mulher usa roupas sem manga e levanta os braços, o que algumas consideram constrangedor.
Quais são os riscos da incisão axilar?
Como já comentamos, na incisão axilar o cirurgião tem um pouco mais de dificuldade para posicionar a prótese exatamente no lugar desejado. Assim, um dos principais riscos dessa técnica é justamente a possibilidade de deixar as mamas um pouco assimétricas. Outro risco é o fato de que a prótese tende a se deslocar na direção do corte. Lembre-se: o cirurgião precisou abrir um verdadeiro túnel entre a axila e a mama. Naturalmente, o implante procura se acomodar nesse espaço e pode sair da posição correta. Entretanto, esse último problema pode ser resolvido com o uso da faixa pós-cirúrgica para fazer a prótese de silicone descer e mantê-la no local adequado. De forma geral, podemos concluir que essa técnica é menos utilizada porque a cirurgia é um pouco mais complicada. Embora raramente isso aconteça, o risco de infecções também é maior, bem como a possibilidade de deslocamento da prótese ou rotação.
Como é o pós-operatório de quem utiliza essa técnica?
O pós-operatório da mamoplastia de aumento é bastante simples, mesmo para quem utiliza a incisão axilar.
As principais recomendações são não carregar peso, retomar a vida sexual apenas depois de 15 dias, não dirigir nos primeiros 20 dias da cirurgia, esperar 30 dias para tomar sol e realizar exercícios físicos.
No entanto, quando falamos da incisão axilar, é preciso haver um cuidado maior com a movimentação do corpo, especialmente se tratando de tronco e braços.
Os braços não devem ser levantados em hipótese alguma, para impedir o rompimento dos pontos.
Também é preciso evitar movimentos bruscos do tronco e para isso a paciente deve mudar de posição lentamente até que a cicatrização esteja em processo adiantado.
Qual é a principal indicação da incisão axilar?
Ainda assim, mesmo com essas desvantagens e riscos, a incisão axilar pode sim ser a melhor alternativa para alguns casos específicos.
Os cirurgiões costumam recomendá-la especialmente para as mulheres que tem problemas de cicatrização e tendência a apresentar queloides e cicatrizes hipertróficas, por exemplo.
Nessa área, problemas como esses são menos frequentes. Além dessas indicações, a paciente não pode ter uma flacidez mamária importante.
A mama precisa ser realmente firme, já que essa técnica não permite correções que envolvem retirada de pele.
Sempre vale a pena lembrar que a escolha da técnica é feita pelo cirurgião plástico.
O médico tem conhecimento e experiência adequados para avaliar a paciente e indicar a melhor alternativa, de acordo com suas características e necessidades.
Você já conhecia a técnica da incisão axilar? Sabia dessas vantagens e desvantagens? Ficou com alguma dúvida? Faça sua pergunta nos comentários e teremos um grande prazer em respondê-la!
Deixe um comentário